Situação crítica. O que fazer, neste caso, para otimizar as despesas? Ajuda urgente, por gentileza!!

O condomínio possui uma portaria 24 h com 3 funcionários e 2 deles com mais de 10 anos de serviço. A folha de pagamento já ultrapassa 73% do total da receita. O edifício é antigo, com 20 APs, e já demanda recolhimento altíssimo de taxa extra para manutenções urgentes a serem iniciadas. A taxa de condomínio cobrada há muitos anos, sem aumento, é a mesma, porém, muito alta e atualmente esse montante não está dando para cobrir as despesas totais. Os moradores já não aguentam o peso das taxas extras + a taxa de condomínio e também não aceitam um aumento da taxa de condomínio, tendo em vista o péssimo serviço que o condomínio devolve. Há a ideia de demissão dos funcionários e automação de acesso/segurança, porém, não há recursos para bancar as demissões e ainda há o risco de o condomínio ser posto na justiça por alguns vícios trabalhistas não tratados no passado, além do corriqueiro acúmulo de horas extras por vários anos que, segundo a legislação, não podem ser retiradas de vez. Também não há recurso imediato para investimentos em automação. O bom da história é que ainda não possuímos pagamentos atrasados e a folha também é paga em dia. Possuímos o básico dos serviços: uma assessoria ADM/Contábil/Jurídica, elevador e demais despesas obrigatórias. Já se chegou ao limite do equilíbrio das finanças! Tudo aponta para a demissão, pois não podemos mais bancar o quadro atual, mas, precisamos continuar com a manutenção do condomínio, sem aumento de taxa. Precisamos de ajuda de quem já passou por isso para compartilhar sua solução, ou ideias e sugestões para uma melhor resolução. Obrigado.

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Condômino(a)


Respostas 5

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
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