O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Katia Cilene Celestino Diorio

Como fazer o rateio das despesas para um predio com 7 apartamentos? Obrigado

Por Katia Cilene Celestino Diorio
7 anos

Moro em um predio de 3 andares com 7 apartamentos, sendo 6 apartamentos com metragem de 105 m² e um com a metragem de 50 m² mais area privativa de 55 m² Este seria como uma cobertura. Estou enfrentando muita dificuldades, pois faço o rateio em 7 partes iguais e agora a inquilina quer pagar menos pois o apartamento dela é menor. Moro lá a três anos e nunca teve uma administradora, assumi o cargo de sindica a 6 meses e estou tentando fazer as coisas corretamente, mas esta muito difícil.

Obrigado

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (3)

Ordenar:

Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior respondeu
7 anos

Normalmente na convenção vem a fração ideal para cada apartamento e la determina qual a forma de cobrança do condominio.Se não existir nada, e voces estão efetuando a cobrança desta forma, divisão por 7 independente do tamanho, pra mudar vai ter que convocar uma reunião e discutir com os proprietários a respeito.Quanto a inquilina, diga que não pode fazer nada com relação a cobrança do condominio pois isso voce deve tratar exclusivamente com o proprietario do imovel e não com ela.Se na assembleia decidirem permanecer como esta, a inquilina que se entenda com o proprietário, o condominio não tem nada a ver com isso.Ela como inquilina deveria ter visto isso antes de alugar o apartamento.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
7 anos

Katia, vcs não têm a Convenção onde consta qual a fração ideal de cada unidade e qual a forma de rateio das despesas?!?
Pelo Código Civil em vigor, o rateio deve ser pela fração ideal ou então de acordo com o que a Convenção definir.
Agora, se vcs não têm, deverão contratar um engenheiro para fazer esse cálculo, tem certa complexidade; se vc fizer por sua conta, essa moradora é capaz de continuar criticando, pois dirá que vc fez errado.
Outra solução é convocar a assembleia e 2/3 do toal dos condôminos aprovarem a divisão das despesas por unidade, assim, mesmo não tendo Convenção, o rateio fica regularmente aprovado para qdo fizerem a Convenção.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida respondeu
7 anos

Bom dia prezada,

Recomendo uma assembleia devidamente convocada para aprovação da forma de rateio.

Quorum minimo necessário 2/3, haja vista que, trata-se de mesmo quorum para aprovação e alteração de convenção, convenção está, que é base para regular a forma de rateio nos condomínios.

Att,

Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...