O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Como fazer para diminuir o valor do condominio sendo que ele foi reajustado em menos de 5 meses?

Por Danielle Santana
Perguntou há mais de 1 ano

Boa noite,ha 3 meses foi realizada uma assembleia no condominio em que moro e foi decidido que o condominio aumentaria de R$ 100,00 para 110,00 e por medida de segurança foi estipulado o valor de 150,00 durante 2 meses para que aumentasse o muro e colocasse cerca eletrica, ate ai tdo bem, mais o sindico fez uma nova assembleia ha 2 dias e aumentou novamente agora para 130,00 o condominio e não fez o que fui prometido do muro e nem justificou, aumentou o condominio em menos de 5 meses ja do outro aumento e nao justificou os valores pagos para o aumento do tal muro.A assembleia foi realizada e decidido esse aumento com menos de 25% dos moradores, isto e legal?O que podemos fazer para diminuir o valor para o que foi estipulado anteriormente 110,00?A quem devemos recorrer?A Justiça?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Jésus Lopes
Jésus Lopes

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Danielle,

Para saber a questão do quórum de votação, é preciso verificar em qual modalidade essa obra se enquadra. Isso você pode se certificar pela leitura dos artigos 96 e 1.341 do Código Civil.

Se a votação obedeceu ao previsto no Código Civil, então só outra assembleia pode modificar o valor que foi decidido.

Abs.
http://condominioconsultoria.blogspot.com.br/

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Danielle, aumento de taxa de condomínio aprova-se com a maioria dos presentes à assembleia, se os condôminos presentes aceitaram a argumentação do síndico e aprovaram o aumento, quem estava ausente ou foi contrário deve acatar a decisão da maioria; por isso é importante participar das assembleias, para poder ouvir o síndico e argumentar em cada assunto a ser votado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
juarezferreiraalves@hotmail.com
juarezferreiraalves@hotmail.com

Respondeu há mais de 1 ano

Quase sempre o Síndico pode provar onde gasta os recursos do Condomínio. O que costuma pegar é se ele sabe administrar bem os recursos da receita. É possivel, economizar água, armazenando água de chuva ou de mina, para lavar pisos, regar plantas e repor água de piscinas. Estudar a instalação de Sensores de presença de iluminação e Timers nas áreas comuns e garagens. Desligar Elevadores das 23 às 06h. Alugar topo do prédio ou Terceirizar Garagens onde se possa controlar acesso aos Condomínios (Comerciais).Eliminar horas extras quase sempre desnecessárias e eliminar excesso de funcionários. Controlar a compra e uso de produtos de piscinas e de limpeza. Etc.etc. etc. Basta aguçar a sua imaginação. Se o seu Condomínio comporta tudo isso, a economia pode chegar á 30% da despesa.

Fonte: juarezferreiraalves@hotmail.com 25 anos de experiência em Manutenção Predial, Como Gerente Predial Gestor Predial Zelador e Encarregado de manutenção Conservação, Em Condomínios Comerciais, Residenciais, de Casas de Campo e Clube de grande porte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Danielle você estava nessas assembleias que aprovaram esses sucessivos aumentos?

Porque para esse tipo de coisa se a maioria dos presentes concordou os demais estão obrigados a pagar.

O que vocês podem fazer é reunir 1/4 dos condôminos e convocarem uma AGE para pedir a prestação de contas e revisão dessa previsão orçamentária, mas com 75% de omissão fica complicado né Amiga. Mãos à obra, mobilize os demais.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.