O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

JANETE APARECIDA FERNANDES

COMPOSIÇÃO COBRANÇA HIDROMETRO INDIVIDUAL

Por JANETE APARECIDA FERNANDES
Perguntou há mais de 1 ano

Boa Tarde!!

Nosso condomínio de hidrometro individual, só que a administradora está cobrando a taxa minima da cia de água e com isso, além de estar recolhendo mais que efetivamente foi a conta, não estão separando o consumo dás áreas comum. Isso é correto???

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Ordenar:

Leandro Bazilio
Leandro Bazilio

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde Janete.

Talvez você precise buscar mais informações junto ao síndico ou administradora.

O correto é que você pague o uso proporcional ao consumo de sua residência aferido no seu medidor particular, se ultrapassar a taxa mínima. A taxa mínima apenas deverá ser cobrada se o seu consumo for inferior à ela.

Além da conta referente ao uso de sua unidade habitacional, você deve compartilhar dos valores referentes ao consumo praticado pelo condomínio ao molhar plantas, lavar áreas comuns, etc. E a taxa mínima novamente existirá apenas se o consumo indicar valor inferior a ela.

Então veja, até o momento há apenas duas origens de consumo e tarifação. Não há lógica se você já paga os valores aferidos no medidor individual e o seu proporcional aferido no medidor do condomínio.

Veja se há outros medidores que possam gerar taxa mínima em seu condomínio.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JANETE APARECIDA FERNANDES
JANETE APARECIDA FERNANDES

Respondeu há mais de 1 ano

Leandro,

64% dos apartamentos gastam menos que a taxa mínima, quase 50% e 36% gastam mais.

Minha dúvida é: É legal o Condomínio cobrar a taxa mínima dos apartamentos, sendo que o total chega a ultrapassar o valor da conta, e ainda sem separar o que foi gasto pela área comum?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Leandro Bazilio
Leandro Bazilio

Respondeu há mais de 1 ano

Ao que eu entendi a soma dos valores pagos pelos condôminos ultrapassa o valor da conta emitida pela concessionária de água (será?). Isso porque o condomínio aplica um valor mínimo para cada apartamento e soma tais valores com aqueles que utilizam volume de agua que geram valores acima da taxa mínima.

Será essa uma exigência da fornecedora de água? Verifique se ela torna obrigatória a taxa mínima para cada unidade mesmo sendo o condomínio titular da instalação. Dessa forma o total do valor arrecadado será igual ao cobrado pela concessionária de água.

Não sendo assim, o condomínio está arrecadando mais do que a soma das despesas e de forma lógica deve estar fechando o mês com saldo além do necessário para as despesas. Isso pode?

Pode apenas se houver previsão para tanto. Assim como ocorre com taxa extra ou captação de recursos para fundo reserva.

Busque orientação em seu Regimento Interno ou questione o síndico.


O que é mais provável?
Mesmo que a instalação seja única e o titular da conta seja o condomínio, a concessionária sabe quantos apartamentos tem o empreendimento e multiplica a taxa mínima pela quantidade de apartamentos que gastam abaixo do mínimo e soma com os valores de consumo que estão acima da taxa mínima.

Leia o artigo apresentado no link abaixo. Pode ser esclarecedor:

http://www.conjur.com.br/2014-jan-20/cobranca-tarifa-minima-agua-medida-unico-hidrometro-ilegal

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JANETE APARECIDA FERNANDES
JANETE APARECIDA FERNANDES

Respondeu há mais de 1 ano

Obrigada Leandro!!

Vou verificar o site!!

Abrs

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
marineu jorge figueiredo
marineu jorge figueiredo

Respondeu há mais de 1 ano

Janete,

A individualização de água em condomínio, é feita da seguinte forma: é conservado o hidrômetro geral e instalado um para cada unidade. Toda água que entra para o condomínio, é registrada pelo geral e toda água que vai para as unidades é registrada pelo individual. A água que não é contada pelo pelo individual, é a água gasta pelo condomínio, que deve ser rateada pelos condôminos. Exemplo; se é um condomínio de 60 unidades e esse condomínio gasta 60 m³ de água, aparece na conta de cada morador, 1 m³ a mais, que corresponde ao gasto das áreas comuns.O correto é isso!

Att,

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JANETE APARECIDA FERNANDES
JANETE APARECIDA FERNANDES

Respondeu há mais de 1 ano

Obrigada Marineu!!!!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.