;

Pergunta

Fernando José Lima de Oliveira

A contrutora paga ou não a taxa de condominio

Por Fernando José Lima de Oliveira, 1800 dias atrás

No condominio onde sou síndico a contrutora vai construir 16 blocos com 12 apartamentos cada torre 50% já foram entregues porem so 04 torres tem o habite-se e a vistoria do corpo de bombeiros as outras 04 so tem o habite-se as demais torres algumas em fase inicial outras 50%, e outras ainda não sairam da planta e ai a construtora tem a obrigação de pagar a taxa de condominio ou não.

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1800 dias atrás

Fernando,

A construtora é obrigada a pagar a taxa condominial da torre cujas chaves foram entregues. Se alguma torre está em fase de acabamento e ainda não foram entregues as chaves aos proprietários, não há o que pagar, concorda?

Edmilson Marsilli
Edmilson Marsilli respondeu 1800 dias atrás

A taxa condominial so e cobrada a partir da entrega total das unidades, ou seja, as torres que ainda estao em construçao ou inacabadas nao existe taxa Condominial

Gildo Reis Lins
Gildo Reis Lins respondeu 1800 dias atrás

Entendo que estando construida a unidade residencial, e tendo morador já morando, as unidades ainda não vendidas, é de responsabilidade do construtor ou incorporador participar do rateio das despesas condominiais.

Osni - PROCOND
Osni - PROCOND respondeu 1800 dias atrás

Unidades não vendidas mas prédio já parcialmente habitado, a Construtora paga a taxa condominial igual a todos. Elas (construtoras) adoram inventar leis que só interessa a elas. Cuidado que na Convenção pode ter um artigo escrito com letras corpo 2 dizendo que: enquanto as unidades não forem vendidas a construtora pagará 30% da cota condominial. Pura invenção. Paga igual.

Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior respondeu 1799 dias atrás

A construtora pagara por aptos não vendidos onde ja esta liberado para moradia, os proprietarios dos aptos liberados e não habitados pagam pelo seu apto, os que não estão liberados e ou ainda não foram construidos, não.

Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior respondeu 1799 dias atrás

Mesmo porque as areas em construção, os predios não liberados, mesmo habite-se e sem liberação do corpo de bombeiro, devem estar isoladas. Assim dimimui a area do condominio. O que estiver dentro da area liberada é que se deve avaliar qual a situação dos aptos e a quem pertencem e deles cobrarem o condominio.
Se ainda estiverem em na mão da construtora, ela paga.
Se o proprietario comprou e não se mudou ainda por qualquer motivo, ele paga o condominio.

rinaldo pereira
rinaldo pereira respondeu 1511 dias atrás

fernando, a contrutora tem obrigação de pagar, porém nunca o faz, no meu condominio aconteceu o mesmo, e orientamos os propietarios que ainda não receberam o apartamento a pagar e levar a contrutora na justiça para receber de volta, o condominio sempre será devido pelo propietario por isso é melhor paga-lo e receber em juizo.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

73.663 Compradores
229.255 Cotações
1.943 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...