O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Maria Stella A R

Pode-se pagar obras com o fundo de caixa e não com o fundo de reserva, a título de empréstimo?

Por Maria Stella A R
33 dias

(Peço por gentileza responderem corretamente e a todas as perguntas, tenho observado aqui no site que as respostas vêm incorretas e incompletas... Agradeço!)

Existem várias obras em nosso condomínio sendo feitas, de responsabilidade de proprietários (guarda corpos, corrimãos, reforma de fachada, etc), com o dinheiro do fundo de caixa, pois o fundo de reserva está baixo e não comporta. Pergunto:

- É lícito usar desse saldo de caixa como empréstimo?

- Em que condições pode-se fazer isso?

- Tem que ter concordância de todos os moradores (9 inquilinos e 3 proprietários)?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
33 dias

Bom dia! Não adianta ser tão criativo o simples nunca sai de moda , é só deliberar em assembleia com a participação dos inquilinos devidamente com as respectivas procurações conforme Convenção.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

carlos alberto
carlos alberto respondeu
33 dias

O fundo de caixa é uma quantia destinada a sanar contas do cotidiano do condomínio, seu principal objetivo é possibilitar a resolução de questões do dia a dia que não exigem grandes movimentações financeiras. Integram os gastos ordinários e são suportados por todos, inclusive inquilinos. Não pode ser utilizada para obras de melhorias.

O fundo de reserva é uma forma de arrecadação extra de dinheiro, sua finalidade é assegurar que os condomínios tenham um bom funcionamento em caso de emergências. O acúmulo de recursos por meio do fundo de reserva também permite financiar grandes reformas, e é suportado pelos proprietários.

Para a realização de obras e rateios em prol de outras melhorias, é necessário realizar assembleias com a aprovação dos condôminos, sendo que novamente serão suportados pelos proprietários.


CARLOS ALBERTO FRANCO - Adv

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.465 Compradores
330.018 Cotações
2.723 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...