O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
ELAINE CRISTINA ROSA GENTIL

Planilha de Previsão Orçamentária

Por ELAINE CRISTINA ROSA GENTIL
8 dias

Estou utilizando a planilha do Síndiconet e observei que vai de janeiro a dezembro, mas aqui neste Condomínio a previsão orçamentária é do período de junho/18 a maio/19 e se eu alterar as colunas na planilha perde as fórmulas.

Existe outro tipo de planilha para fazer a previsão orçamentária ou tem alguém para dar orientações pessoalmente de como fazer a previsão orçamentária com mais clareza?

Fico no aguardo.

Elaine Gentil



Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR
RICHARD GILBERT ADAMS JUNIOR respondeu
8 dias

Boa tarde, a previsão orçamentária pode ser feita dentro do período que a administração quiser. Não precisa ficar engessada de Junho a Maio Se há o desejo de mudar isso de Janeiro a Dezembro, fazer duas planilhas, levar para a Assembléia e explicar que esta mudança se deve pela intenção de mudar o período e na Assembléia subsequente o periodo ficará de Janeiro a Dezembro

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
8 dias

Eliane - Você não esta sabendo usar a tabela você iniciou em Junho, continue a digitar até maio, depois registre os anos.
A tabela abaixo, acredito que seja mais fácil. Verifique. 0k


https://www.graiche.com.br/graichenews/previsao-orcamentaria-do-condominio/

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
8 dias

Boa tarde! A matemática é a mesma, muda apenas as datas.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
8 dias

Elaine - a planilha indicada pelo colega é a mais usual no mercado (https://www.graiche.com.br/graichplaenews/previsao-orcamentaria-do-condominio/). Você tem que ter algum conhecimento de contabilidade e habilidade na elaboração, se não vejamos, por exemplo, no caso de pessoal que o reajuste é feito no mês de outubro tem que fazer a media de outubro a maio, caso contrario estará trabalhando com média de mês sem o reajuste. Recomendo fazer a previsão do 13º e férias com mais atenção.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Eacon Serviços
Eacon Serviços respondeu
1 dia

Olá Elaine,

Ao realizamos uma auditoria, quando aprovada a previsão orçamentária e apresentada pelo condomínio, as vezes fico assustada com o critério usado para se formar a previsão orçamentária. Isto porque as planilhas que estão indicando para você só fazem a média dos gastos anuais. E isto como histórico é importante, porém não como critério geral. Muitos condomínios fazem a média aplicam um aumento geral e levam para a assembleia.

Porém esta não é a melhor forma. Após ser feito o histórico geral, cada conta deve ser analisada individualmente para aplicação do aumento e não a média. Por exemplo, funcionários. O salário do funcionário para o próximo ano não é a média do 12 últimos meses mais o aumento, pois não podemos reduzir o salário do funcionário. E se consideramos a média ela e menor que o último salário. Assim o melhor a considerar é o salário somente a partir do reajuste que em SP é em outubro com o dissídio. E sobre este valor médio dos meses já aumentados aplicar o reajuste previsto.

Em relação a outras contas, como por exemplo contratos. Se houve a contratação de um novo serviço no meio do período anterior ou o encerramento de algum contrato sem nova contratação, como o valor médio poderia representar o custo daquela conta ?

Por isto tenho visto, muita previsão orçamentária com diferenças grandes da realidade.

Entendo que o melhor processo, é depois de estipulado o histórico que você análise cada conta, veja a sazonalidade delas e apure o motivo da variação . A partir daí vá estipulando valor mensal para cada uma e ao final some tudo e veja qual o real percentual de aumento para o histórico do seu condomínio.

Edite Pereira Colaço
Sócia da empresa Eacon Assessoria Contábil A empresa realiza auditorias mensais preventivas e de período investigativa

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

106.293 Compradores
332.554 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...