O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
raquel da fonseca

Pagamento de gerenciamento de obras

Por raquel da fonseca
28 dias

Está havendo desde março uma troca de telhas (não aprovada em assembleia). São 7 blocos e até o momento só um concluído. Desde abril vem no boleto pagamento de 5 mil gerenciamento de obras. Já foram 40 mil. Está certo isso? Temos que pagar todo mês por um gerenciamento dessa obra?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
28 dias

Boa tarde! Esta sendo lançado de forma diferente talvez para sonegar impostos.

Não é gerenciamento ,mas sim serviço de manutenção, agora na nota fiscal pode haver a especificação exemplo material xx valor y e gerenciamento valor x daí fecha um valor.

Nada dá problema de uma hora para outra isso é o resultado da ausência de manutenção, o síndico deveria ter convocado uma assembleia.

Caso alguém não pague como vai provar na justiça a cobrança sendo que não tem o documento principal a Ata da assembleia.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
28 dias

Oi Raquel!
Tem que verificar se não é emergencial?
Se não for, deveria ter feito uma assembleia pelo valor elevado.
Se for emergencial vai ser ratificado na próxima assembleia e você poderá questionar.
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

raquel da fonseca
raquel da fonseca respondeu
28 dias

Este não é o único valor, também tem outros itens como telhas, material de segurança, madeiras, aluguel de equipamentos, perguntado sobre o 5 mil o síndico disse que é do engenheiro. Mas o aval do engenheiro é pago pela obra como um todo ou todo mês enquanto durar a obra? Desse jeito o síndico já acabou com quase todo o dinheiro em caixa, dos 92 mil iniciais tem só 30 mil. E só fez um bloco, e os demais blocos. Mas com 5 mil todo mês de "gerenciamento de obras". A única pessoa diferente aqui no condomínio que vem de vez em quanto é um senhor que diz cuidar da segurança, é certo pagar por "gerenciamento de obras" por todo a obra mesmo ela estando parada por dias?

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
28 dias

De volta ao assunto: o pior é que tudo isso esta acontecendo e vocês ainda não destituiram o síndico se nada for feita vai continuar, precisa olhar o contrato,ou orçamento que também específica os serviços.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Koala Engenharia e Consultoria

Raquel, bom dia!

É interessante que vocês analisem o contrato firmado com a empresa responsável pelas obras. É no mínimo estranho uma obra de tanto impacto sobre o condomínio não ter sido aprovada em assembleia. Era uma obra emergencial?

De qualquer forma, aparentemente a obra está sendo executada em ritmo muito vagaroso, afinal, em quase 8 meses foi executada a troca de telhas em apenas uma torre. A presença de um engenheiro gerenciador/administrador da obra tem como uma das funções principais garantir o bom andamento dos serviços.

A situação tem que ser verificada com urgência, visto o rápido consumo das reservas do condomínio. É interessante, após a verificação dos termos do contrato, realizar uma auditoria técnica sobre as obras executadas até o momento.

Att.



Guilherme Arantes
Engenheiro Civil
E-mail: contato@koalaengenharia.com.br
Tel.: (11) 2574-8525

raquel da fonseca
raquel da fonseca respondeu
26 dias

É sim incrível as pessoas não quererem assinar meu AGE para destituir o síndico, as pessoas parecem "cegas" pelo seus direitos como moradoras do condomínio, Não há contrato, eu e alguns moradores já pedimos, o síndico não mostra contrato nem projeto. Queria poder denunciar. Tem como denunciar?

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.770 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...