O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Julio Lima

Salário Sindico

Por Julio Lima
70 dias

Gostaria de tirar uma duvida o salário do sindico deve ser pago como? pró-labore? ou alguma outra modalidade de pagamento, o sindico pode ter o salário + isenção da cota? no meu condomínio foi feito uma assembleia e foi deliberado isenção da cota do condomínio para o sindico, porem em uma outra assembleia o sindico pediu um salário, que foi aprovado porem não foi falado se a cota permanece ou se sai, no caso ele deveria ter sido mais claro sobre salário + isenção de cota?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (6)

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
70 dias

Júlio - você deveria ter feito as colocações de suas duvidas na assembleia. Você estava no fórum das decisões. Agora, seu caminho é mais longo, tem que REUNIR 1/4 de assinaturas de proprietários adimplentes, convocar uma assembleia para definição correta do tema.

Aproveita e veja se tem alguma previsão de ajuda na convenção condominial, se NÃO tiver o quórum para aprovação tem que ser 2/3 dos condôminos, visto que estão modificando a convenção condominial.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Katia Styllus
Katia Styllus respondeu
70 dias

agora vc tem que ter acesso a ata para verifica o que foi decidido em assembleia

styllus.atendimento@bol.com.br

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
70 dias

Boa noite! Salário é CLT ,precisa observar a Convenção .

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
70 dias

Julio - Síndicos não recebem salário, porque este só cabe a funcionários e os Síndicos são prestadores de serviço, recebendo pelo serviço prestado, podendo ser um valor estipulado e decidido em assembleia ou o não pagamento da cota condominial, ou seja, o que a convenção local assim permitir. Mudar uma convenção não é tão simples assim e como hoje em dia ninguém quer trabalhar de graça, a assembleia que eleger o Síndico também poderá decidir o valor que ele quer receber pela prestação do serviço. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
70 dias

Prezado Julio, a forma de retribuição pelos serviços prestados no cargo de síndico depende do que estiver previsto na Convenção ( ou em alguma ata aprovada pela assembleia), que pode ser um contraprestação financeira paga em espécie (dinheiro) ou isenção da taxa de condomínio, ou (muito raramente) os 2 (dois).

Atenciosamente.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
70 dias

O termo não é salario. É remuneração ou honorarios. Pode ser pago como isenção apenas; como isenção+ valor em $; ou integralmente como $. Vide convenção.Sim, o sindico deveria ter sido mais claro sobre salário + isenção de cota, e a assembleia também deveria ter sido mais atenta a esse "pormaior".

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...