O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Síndica deixou a administração do condomínio sem prestar contas. O que devemos fazer?

Por Luis Omena
Perguntou há mais de 1 ano

Fui eleito Síndico há menos de um mês, no dia 1/4/2011, e entendo que devo responder pelo condomínio deste dia até o fim de meu mandato. Entretanto, tenho sido insistentemente inquirido pelos moradores sobre a falta de prestação de contas da síndica que me antecedeu por dois anos consecutivos.

Sou novo no condomínio e não vivi muito a gestão da antiga síndica, mas tenho dito a eles que deveriam tê-la cobrado durante o seu mandato e que poderiam inclusive tê-la destituído da função já que ela não cumpria o dever básico de prestar contas.

Ela mesma assumiu, na AGO que me elegeu, diante dos condôminos que não faria prestação de contas, pois não sabia como fazê-la e recusou a ajuda dos presentes para fazê-la.

Posso entender essa falta como uma infração da convenção, já que ela prevê que o síndico deve prestar contas, e multá-la por isso, conforme prevê a convenção? Ou existe algo mais apropriado?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Realmente os condôminos foram bastante ausentes e coniventes com a má administração, que agora reclamam com você.
Acho importante que vc aproveite o caso e chame os condôminos a responsabilidade que é DELES. Aprendam a lição!

O que fazer? Acho que aqui tem a orientação:
* http://www.condinter.com.br/procedimento.htm

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Bianca Lunetta Panariello
Bianca Lunetta Panariello

Respondeu há mais de 1 ano

Caro Luis, jamais voce poderá ser cobrado pelo período anterior à sua gestão. Esta no Código Civil que todos os síndicos devem prestar contas, e caso nao façam, o Condomínio poderá acioná-la para prestar em juízo. Nesse seu caso, nao me parece má fé da parte dela, então, convoque uma assembléia, para votar o seguinte: Dar 30 dias para ela prestar contas, sob pena de ação de prestação de contas (ação judicial), lembre a ela que essa ação dá 5 dias para o ex-síndico prestar contas. Tempo bem menor, alem de ter que pagar honorários de sucumbencia e custas judiciais. Aplicar multa não vejo a melhor solução.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luis Omena
Luis Omena

Respondeu há mais de 1 ano

Podemos entrar com essa ação de prestação de contas no Juizado Especial Cível, por meios próprios ou precisamos necessariamente contratar um advogado para fazer isso, na justiça comum? é que além de não prestar contas, a antiga síndica deixou o condomínio em situação financeira lamentável, praticamente falido. Não acreditamos em roubo, mas em péssima gestão sim. O que não a isenta de responsabilidades.

Como havia, no boleto de cobrança, um valor específico para formação de fundo de reserva (R$ 15,00) e não há hoje um fundo de reserva compatível com essa cobrança (feita por 2 anos), nem a prestação de contas da utilização desses valores com outra despesa, pensei que poderíamos acioná-la no JEC, com forma de pressioná-la a prestar suas contas. Seria necessário ao menos explicar a utilização de R$ 8.394,31, que não aparecem nas contas do condomínio.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Você mesmo convoca a AGE de prestação de contas da síndica anterior. Se ela não as prestar, cabe ação judicial de prestação de contas.

Fonte: Luiz Leitão da Cunha

Assinatura: Luiz Leitão da Cunha
Atuação: Jardins, Av. Paulista, Itaim Bibi e Pinheiros.Solicite uma cotação: lmleitao@outlook.com

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Target Administradora
Target Administradora

Respondeu há mais de 1 ano

TARGET | Administradora de Condomínios LTDA
Site: www.targetadm.com.br
Telefone: (11) 2896-1582
Atendimento Grande ABC e São Paulo Capital

Assinatura: TARGET Administradora de Condomínios - - Site: www.targetadm.com.br -- Email: contato@targetadm.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.