O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Marin Lucas

Obra na fachada acarretando em problema

Por Marin Lucas
48 dias

Olá pessoal.

O síndico está realizando uma obra de restauração da fachada, custeada pela construtora pois foi constatada falha na construção e isto vem acarretando em 2 problemas pra mim.

1. Estão me obrigando a retirar as redes de proteção e eu tenho que arcar com o custo. Pedi a ata da última assembléia que constava que esta decisão foi acertada em uma, mas o síndico não me mandou. Gostaria de saber: se caso não tenha sido definido em assembléia, eu deveria pagar por isso ou se é um custo que o condomínio deve arcar?

2. Esta obra está acumulando muita poeira nos vidros da sacada e entrando também pelas frestas. Já solicitei ao síndico que realizasse a limpeza diária dos vidros, pois tenho um filho recem-nascido que tem alergia à poeira e inclusive ficou doente por isso. Fiz a solicitação de maneira verbal e como não tive resposta conclusiva, fiz via sistema que gera um protocolo. Já faz 24h da solicitação e não tive resposta. Como devo proceder neste caso?

Muito obrigado a todos.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Jeferson
Jeferson respondeu
48 dias

Boa tarde.

Entendo que o síndico está fazendo o trabalho dele, cobrando da construtora um problema da obra. A questão das redes basta fazer a retirada, e negociar com o condomínio para que se chegue a um consenso sobre quem paga o que, talvez até rachar a despesa. A obra é para benefício de todos e valorização das unidades, incluindo a sua. Quanto tempo esta obra vai levar?

Poeira em vidros e sacada é claro que vai ter, é uma obra. Você exigir do síndico limpeza diária dos vidros me desculpe, é totalmente descabido.

Se você tem filhos pequenos, coloque vedação nas frestas até a obra acabar, qual o problema? ou negocie com o síndico para que se faça uma vedação temporária. Para você afirmar que alguma doença foi gerada pela poeira, teria que provar isso.

Pelo seu texto, me parece que você está querendo exigir o que não é de direito. O condomínio tem que facilitar para os condôminos e os condôminos também devem fazer a sua parte. As vezes, bater de frente não é a melhor solução.

Administrador de Empresas / RS - Síndico Profissional pela SíndicoNet - sindico.caxiasdosul@gmail.com

Andrey Oliveira
Andrey Oliveira respondeu
48 dias

Interessante, o condomínio ganha a restauração da fachada por conta da construtora, certeza o sindico está empenhado em resolver o problema, e ai vem vc com essa firula. Ajude e colabore. O sindico não pode atrapalhar o cronograma da obra por conta do seu problema. Faz assim, reclame com a construtora e pare de perturbar o sindico.

Compliance Sindico Profissional

Vc tem sim de colaborar e tirar a rede proteção por sua conta e risco. Quer dize então que fachada nunca será restaurada por conta do impasse da sua rede de proteção?

Compliance Sindico Profissional
carvavalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Marin Lucas
Marin Lucas respondeu
48 dias

Boa tarde Jeferson.

Mas no caso, não existe entrar em consenso pois isso foi 100% determinado pelo síndico que eu tenho que pagar. Até o momento não tenho acesso à ata de reunião de assembléia que acarretasse nessa decisão, já solicitada por mim, e que se por acaso tiver e verificar, pago sem problemas. Pois aí não cabe dúvidas e deveria ter exposto essa minha opinião nesta assembléia.

Não acho justo uma obra causada por uma falha anterior da construtora e constatada a falha, eu ter prejuízos com ela. Quem deveria arcar com isso é a própria construtora. Como o elo entre a construtora e o condomínio é o síndico e ele que negociou, não foge da função dele me orientar em relação a isso, caso seja aplicado.

A respeito da saúde do meu filho. Tenho laudos médicos que atestam a alergia e também ida ao hospital no decorrer da obra. Não tenho empregada, não tenho como ficar limpando janela todo dia, as pessoas já estão realizando diariamente a obra, não custa ter zelo pela propriedade privada do morador.

Pedi com educação que fosse feito, o sindico não em respondeu e nem me deu nenhum parecer.

A atitude dele não me parece nenhum pouco querer resolver meu problema.

Obrigado

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
48 dias

Marim - aos fatos, no inicio você comenta que a obra será custeada pela Construtora e em outro momento diz que vai ter que pagar 100%. No que devemos acreditar?!!!

Entendo que Sindico está fazendo o papel dele, ou seja, fazendo reparos necessários no Condomínio e mais para valorização do seu patrimônio.

Agora, tenha calma, colabore no processo.

Tem que frequentar das assembleias e ficar o que a comunidade está aprovando.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Marin Lucas
Marin Lucas respondeu
48 dias

O custo do reparo da fachada ocasionada pelo má entrega por parte da construtora é custeado pela construtora. O meu prejuízo (custo seja como for) é: custo de retirada e colocação (no caso eu já realizei a retirada eu mesmo e ainda não sei como farei a colocação); sujeira dentro do meu apartamento ocasionado pela obra.

Ora, se a obra está sendo efetuada por uma falha da construtora, nada mais certo que ela arcar com todos os prejuízos desta falha, inclusive dos condôminos específicos prejudicados.

Vou fazer uma simples comparação: se for constatada uma falha hidráulica no prédio onde a culpada é a construtora e estiver no tempo de garantia do prédio, nesta obra de reparo precisa quebrar alguma parede dentro de um apartamento, com um acabamento próprio inserido pelo proprietário. Quem arcaria com o reparo completo dentro do apartamento? o proprietário ou a construtora?... e a sujeira desta obra, quem arcaria?

O fato de "valorizar" meu imóvel não cabe, pois ele está valendo o mesmo valor de quando comprei e não existe melhoria.... então o que estão fazendo é um reparo de algo que foi comprovadamente feito errado.

Abraços

carlos alberto
carlos alberto respondeu
48 dias

Marin, a retirada e a recolocação da tela de proteção corre as custas do condômino.

CARLOS ALBERTO FRANCO - Adv

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
48 dias

OI MARIN!
1)TEM QUE VERIFICAR SUA CONVENÇÃO E AS ATAS, PARA SABER O QUE FOI DETERMINADO, GERALMENTE AS REDES SÃO COLOCADAS PELOS PRÓPRIETÁRIOS PARA SEGURANÇA DAS CRIANÇAS OU ANIMAIS, MUITAS VEZES, ATÉ SEM O CONSENTIMENTO DO CONDOMÍNIO, NESTE CASO, SERIA JUSTO QUE RETIRASSE E APÓS O SERVIÇO COLOCASSE.
2) QUANTO A SUJEIRA DOS VIDROS, AO MEU VER TEM QUE DEIXAR TERMINAR AS OBRAS, POR QUE SERIA SÓ LIMPAR E SUJAR NOVAMENTE.
UM ABRAÇO!

MARÇAL - Síndico Profissional - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.346 Compradores
329.610 Cotações
2.726 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...