O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Marcelo

Salario de porteiro e ronda, são iguais , ou o ronda tem que ganhar um adicional

Por Marcelo
41 dias

No meu prédio tem um porteiro e um ronda por turno. O porteiro só fica na portaria, e o ronda fica andando pelo condomínio, e também, fica na portaria para cobrir os horários de alimentação do porteiro, auxilia na entrega de correspondência. Mas os dois são registrados como porteiro, e recebem o mesmo salario. Mas já disseram que esta errado. Pois o ronda teria que ser registrado como vigia desarmando, e receber um adicional de 20% no salario por periculosidade.

PERGUNTA: o que é o certo neste caso?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
41 dias

Marcelo - Em condomínios e na própria convenção coletiva da categoria dos trabalhadores de condomínios, não existe a função de RONDA, existindo somente a do porteiro, sendo que na função determinada pelo MT CBO 5-51.25 determina a possibilidade desta função, Porteiro, inspecionar pátios, corredores, e outras áreas comuns do condomínio, já que no seu condomínio, existe a presença de dois funcionários exercendo a mesma função. Quando um fica na portaria ou outro poderá fazer a inspeção e é assim que acontece no meu condomínio há muitos anos. 0k

Descrição detalhada CBO 5-51.25: fiscaliza a entrada e saída de pessoas, observando o movimento das mesmas no saguão da portaria principal, nos saguões dos elevadores e nos pátios, corredores do prédio e garagem e procurando identificá- las, para vedar a entrada às pessoas suspeitas, ou encaminhar as demais ao destino solicitado; atenta para o uso dos elevadores, observando e vedando o excesso de lotação ou carga e a retenção em andares sem motivo justificável, para garantir o cumprimento das disposições internas e legais; susta o uso do elevador, baseando-se na constatação de desarranjos ou mau funcionamento, para evitar danos aos usuários; encarrega-se da correspondência em geral e de encomendas de pequeno porte enviadas aos ocupantes do edifício, recebendo-as e encaminhando-as aos destinatários, para evitar extravios e outras ocorrências desagradáveis. Pode desempenhar algumas das tarefas próprias do zelador de edifício (5-51.20), como a inspeção de pátios, corredores, áreas e outras dependências do prédio, receber e conferir material e outras similares.

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Mix Service Terceirização de Mão de Obra

A função de porteiro e vigia de condomínio são bem similares. Os próprios empregadores já restringem o trabalho de porteiro ao ambiente da portaria e o vigia, fica sendo responsável pela ronda.
O salario do Ronda é maior pois tem acumulo de função, recebe normalmente 20% a mais.

Wagner Cristianotti
Diretor Comercial
Mix Service Terceirização de Serviços
e-mail: wagner@mixservicebr.com

LCD Serviços e Manutenção
LCD Serviços e Manutenção respondeu
41 dias

Há necessidade do pagamento de 20% sobre salário nominal a título de desvio de função para funções que tenham dupla atividade.
Está situação figura na convenção coletiva de trabalho.

Luís Carlos Dalbone
Sócio Gerente
LCD Serviços e Manutenção
(11) 96572 9114
e-mail: gerente-comercial@lcdservicos.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.405 Compradores
329.819 Cotações
2.727 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...