O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Antonio Godoy

Infiltração e buraco na parede do apartamento

Por Antonio Godoy
36 dias

No Condomínio foi feito troca de telhado e a partir desta um dos quartos começaram a aparecer infiltração de aguá quando há chuvas fortes não dando vazão a quantidade de aguá no telhado e consequentemente tenho que pintar a parede problema este já a algum tempo ,porém apareceu outro mais grave um buraco do lado de fora com uma grande rachadura que eu desconhecia que qualquer chuva infiltra aguá e como acabei de reformar todo meu apartamento já manchou a parede , molhou colcha e colchão onde minha filha dorme e tenho receio de que aumente esta infiltração e danifique também o piso laminado que acabei de colocar ,qual a atitude tomar , o que devo fazer respaldado por lei .

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

alexandre dumont
alexandre dumont respondeu
36 dias

De quem é a responsabilidade pelo telhado do condomínio?



Proprietário da cobertura
A responsabilidade pelas obras no telhado será do proprietário da cobertura quando essa área puder ser acessada apenas pelo apartamento do último andar. Ou seja, se apenas o condômino puder usufruir desse espaço. Neste caso, considera-se que essa unidade é privativa, apesar de se situar no topo do edifício.



A responsabilidade pela manutenção e pelos danos causados pela ausência de conservação serão do proprietário. Isso inclui a impermeabilização. Se houver uma goteira no último apartamento e ela causar dano aos móveis da unidade abaixo, o morador da cobertura será responsável.

Responsabilidade do condomínio
Em sentido contrário, quando o teto da última unidade é formado pela laje, componente do esqueleto do edifício, o telhado é considerado área comum, que é de responsabilidade do condomínio. As obras de conservação e reparo, portanto, não serão de responsabilidade do morador. Inclusive eventuais danos causados a outras unidades, como vazamento e rachaduras. Se o edifício ainda estiver na garantia obrigatória, basta acionar a construtora.

Fonte: https://fibersals.com.br/blog/obras-no-telhado-do-condominio-de-quem-e-a-responsabilidade/

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
36 dias

Bom dia! Procure fotografar todo o local e reclamar por escrito ao síndico/ síndica.

Serviço como este precissa de contrato e emissão de nota fiscal.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
36 dias

Antonio - Telhado é parte comum de um condomínio. Portanto, todos os estragos gerados em aptos em decorrência do telhado, são de responsabilidade do condomínio, portanto, de todos os condôminos, inclusive dos prejudicados. O conserto no telhado, é considerado emergencial, com vazamentos, prejudicam unidades a baixo dele. Comunique-se com o sindico do seu condomínio, informando ao mesmo o que está acontecendo dentro de sua unidade. Lembrando que todas as comunicações, em condomínio, tem que ser por escrito, principalmente quando somos prejudicado e muitas das vezes, estas cartas servirão de documentos para futuros processos contra o condomínio, quando o sindico não toma nenhuma previdência para resolver o problema que está atingindo o condômino.
Comunique-se com o síndico do seu condomínio através de carta, dando a ele todas as informações sobre o que está ocorrendo dentro de sua unidade e com fotos para comprovar os fatos. O Síndico não tomando providência para o conserto do telhado, acione o condomínio na Justiça e poderá usar o Juizado Especial Civil do seu bairro e leve a cópia da carta recebida pelo sindico e as fotos.
A ação tem que partir de sua parte, esperando pelo condomínio, muitas das vezes, a tendência é piorar.
0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Arquiteto José Antonio
Arquiteto José Antonio respondeu
36 dias

Olá Antonio,
Boa tarde!
Imagino que a empresa que executou esta reforma deva ter um contrato e responsabilidade técnica pela execução, pois é sobre este contrato e responsabilidade técnica que vc. deve exigir os reparos, ok
A disposição

Atenciosamente
AJA - Arquiteto José Antônio
site: www.ajaarquitetura.com.br - email: ajaarquiteto@gmail.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.294 Compradores
329.456 Cotações
2.724 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...