O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Thalles Turazzi

Prestação de contas da administradora do condomínio.

Por Thalles Turazzi
34 dias

Boa noite. Moro em um condomínio, que por várias vezes pedi a administradora a prestação de contas mensal, como é de costume receber junto com o boleto de pagamento de condomínio. O problema é que a administradora se nega a fornecer esse documento mensalmente dizendo que causa mais despesas ao condomínio. Minha pergunta é simples: Existe uma LEI que obrigue a administradora a prestar contas mensalmente aos condôminos via carta ou não. Se existe, gostaria de saber qual, pois o síndico daqui meteu os pés pelas mãos, faz reforma sem mostrar licitação e efetua vários serviços no prédio sem discutir em assembléia, sendo que quem paga somos nós. Se alguém souber se existe a LEI, por favor me forneça, pois no final desse mês teremos eleição para síndico e queremos encostar ele na parede para que ele ressarça tudo que foi desviado do caixa e preste contas à todos do que entra, do que sai, das obras efetuadas sem serem discutidas em assembleias e principalmente das licitações que ele fez sem apresentar aos condôminos e ainda por cima aprovando licitação de firmas que ele mesmo é dono. Agradeço antecipadamente se alguém puder me fornecer aonde encontro essa lei, ou, uma lei que obrigue a administradora a prestar contas mensalmente.
Atenciosamente
Thalles Turazzi

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
34 dias

Thalles - Não existe este lei que obrigue prestação de contas mensal, mas a sua convenção, que é lei em seu condomínio, poderá exigir, então consulte-a. Administradoras são empresas prestadoras de serviço e recebem ordens do síndico, portando não é a administradora, mas sim o síndico que deve estar barrando esta informação ou até mesmo o envio das prestações de contas. Junte seus pares e nesta próxima eleição, não o reelejam. O novo Síndico poderá apurar as suas suspeitas. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
34 dias

Boa noite! Lei não,mas a prerrogativa de continuar com esta empresa é de vocês, você não cita o síndico, deixar os interesses dos condôminos na mão da administradora é complicado.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
33 dias

Thales - faça solicitação diretamente ao Sindico, através de notificação registra. A administradora é uma contratada do Sindico e faz o que ele determina.

Não havendo atendimento, REÚNA 1/4 de assinaturas dos proprietários adimplentes, convoque uma assembleia e destitua-o da gestão do condomínio. Para que sofrer, se a solução e muito simples.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Helton
Helton respondeu
33 dias

A meu ver o síndico, qualquer um, tem sim a obrigação legal de prestar contas mensalmente. Dispõe o Art. 1.350:

Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno. § 1o Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo. § 2o Se a assembleia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino.

Para que a prestação de contas anual ocorra ele terá elaborado os livros mensalmente. Nenhuma razão justificaria esconder as informações da execução orçamentária dos demais moradores. Aliás, o correto é ir disponibilizando esses livros digitalmente, mês a mês, no site condominial, o que muitos vêm fazendo atualmente. Não ter acesso com antecedência, é o mesmo que entregar o cheque em branco e assinado, tendo em vista ser humanamente impossível olhar alguma coisa apenas na assembleia. Ainda que fosse possível, o tempo da assembleia não permitiria.

Exija a disponibilização do livro de Prestação de Contas mensalmente, só assim será possível discutir os assuntos importantes. Ademais, não pode o síndico monocraticamente comprar e vender ao seu bel prazer, sem a participação dos moradores.


-----------------
Contrate: Conselho Fiscal Profissional, Auditoria na Prestação de Contas, Avaliação da Variação de Custos da Mão de Obra Terceirizada, Auditoria em créditos a receber (inadimplência), Avaliação de presenças conforme contrato (folha de pagamento, folha de ponto, INSS, GFIP, etc.). Contato: lupanapc@gmail.com - https://lupanapc.wixsite.com/website

Helton Barros
É Contador, Auditor (MPU/PGR), Presta Consultoria a Condomínio/Prestadoras de serviços

Target Administradora
Target Administradora respondeu
33 dias

Olá Thalles

O síndico tem a obrigação de prestar contas ANUALMENTE em assembléia conforme lei. Entretanto, precisa verificar se a convenção do condomínio dispõem de algo diferente. Sendo omisso, apenas a assembleia pode determinar algo em contrário.


Boa sorte



TARGET | Administradora de Condomínios LTDA
Tel: (11) 2896-1582
Site: www.targetadm.com.br
E-mail: contato@targetadm.com.br

TARGET Administradora de Condomínios - - Site: www.targetadm.com.br -- Email: contato@targetadm.com.br

Sheila
Sheila respondeu
33 dias

Faço parte da nova gestão do condomínio onde moro e desde março o que mais estamos ouvindo de advogados e administradoras é que contas aprovadas em assembleia, mesmo o sindico tendo feito mta coisa errada, o mesmo não poderá ser responsabilizado civilmente, mas se vc comprovar o mal uso do dinheiro que não tenha sido para o condomínio, aí e passível de responsabiliza-lo criminalmente. Sou apenas condômina e 1a conselheira na atual gestão, mas espero tê-la ajudado.

Fonte: Consultamos todos os advogados que tem processo conosco, administradoras e diferentes fonte de leitura.

Sheila-condômina e 1a conselheira

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.346 Compradores
329.610 Cotações
2.726 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...