Pergunta

Uma portaria pode impedir um visitante de sair do condomínio? (preso entre os 2 portões)
Por rodrigo
Perguntou há mais de 1 ano
Fui à casa de um amigo, e eles instalaram aquelas portarias eletrônicas (externas).
Na hora de sair apertei o botão para destravar a 1a porta, e depois de estar entre as 2 grades, interfonei para que me liberassem e me disseram para eu aguardar um instante.
Depois de um tempo esperando a porta abrir, interfonei de novo e me disseram que não conseguiram contatar o morador, e que eu só podia sair com a autorização dele. Nesse momento perdi a cabeça, estavam me mantendo preso entre as grades!
No final o porteiro (do prédio mesmo) estava ouvido eu reclamar, então ele me liberou.
Enfim, isso é legal perante à lei? Um condomínio pode me PRENDER assim?
Mesmo com toda a burocracia inicial de entrada, eles podem me impedir de sair do prédio e me manter preso numa jaula??
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (3)
Ordenar:
Rodrigo - tem que pedir ao seu amigo para verificar com o Sindico a parametrização que estão usando. Pode ser que tem alguma coisa a ser melhorada.
Assinatura: José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.
Rodrigo - O porteiro ou o seu amigo estão mal informado sobre a abertura da clausura. Quando você foi embora, você deveria ter tocado para a casa do seu amigo usando o interfone, existente dentro da clausura. Havendo só um ponto de comunicação, a obrigação é do porteiro em abrir a clausula. Atualmente é o tipo de portaria mais segura, mas tem que saberem usá-la, para não deixar o visitante constrangido e nervoso, como você ficou. Comente o fato com seu amigo, assim, poderão evitar outros problemas para outras pessoas. 0k
Fonte: Pessoal
Assinatura: Geraldo Majella da Silva
Mas nesse caso, se meu amigo não liberou a minha entrada e o condomínio está me mantendo preso entre as duas grades impedindo a minha saída, isso não é cárcere privado?
Queria saber se existe alguma lei que justifique esse ato.