O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
MAURICIO

SEGURO DO CONDOMÍNIO É OBRIGATÓRIO

Por MAURICIO
6 meses

PERGUNTO SE UMA VEZ DETECTADO FIAÇÕES EXPOSTAS, FALTA DE EXTINTORES EM ALGUNS PONTOS OBRIGATÓRIOS, FALTA DE MANUTENÇÃO DE MANGUEIRAS DE INCENDIO, FALTA DE MANUTENÇÃO DE BOMBA DE INCENDIO OBRIGATÕRIA, O SEGURO DO CONDOMÍNIO PAGA ASSIM MESMO POR EVENTUAL INCENDIO ?

OUTRA PERGUNTA É : A OBRIGAÇÃO DE VERIFICAR OS ITENS ACIMA É DA SEGURADORA OU DO SÍNDICO ?

O SÍNDICO FAZENDO VISTA GROSSA COM OS ITENS IDENTIFICADOS ACIMA , COMO OS PROPRIETÁRIOS PODEM AGIR PARA EVITAR UM PERDAS MATERIAS E ATÉ PERDAS HUMANAS ?

EM CASO DE MORTE POR INCENDIO E VERIFICADO QUE ITENS DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO NÃO ESTAVAM ADEQUADOS O SÍNDICO VAI RESPONDER CRIMINALMENTE ?

COMO AGIR PARA EVITAR ISTO TUDO ? COMO PODEMOS EVITAR ? DEVEMOS ACIONAR O CORPO DE BOMBEIROS PARA UMA VISTORIA ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Eletric Serv - SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Mauricio, de acordo com o Art. 1.346 do Código Civil, é obrigatória a contratação de um seguro para condomínios.

É obrigação do sindico zelar pela manutenção do condomínio e de equipamentos.
Caso seja necessário os condôminos podem convocar assembleia para discutir e aprovar medidas para os reparos e adequações necessárias para manter a edificação dentro das normas de proteção e combate a incêndio.

Caso ocorra incêndio na edificação e o condomínio não esteja adequado as normas de combate a incêndio a seguradora pode recusar a pagar pelo sinistro e o sindico pode responder criminalmente por sua negligencia além de ter que indenizar os prejuízos aos condôminos ou a terceiros.

Eletric Serv Projetos e Serviços Ltda.- Engenharia Elétrica - Especializada em Segurança Contra Incêndio (11)5573 3949

carlos eduardo espinoza
carlos eduardo espinoza respondeu
6 meses

envie uma notificação ao sindico das irregularidades apuradas e peça providências, ,caso não faça nada , convoque assembleia para destituilo ,pois não tem responsabilidade

LEAD Seguros
LEAD Seguros respondeu
6 meses

Boa tarde Mauricio, tudo bem ?

Referente a sua primeira pergunta sobre fiação exposta, falta de manutenção, falta de extintores, mangueiras e outros ítens de combate ao incêndio, se detectado a ausência dos mesmos, não terá a indenização pela cia seguradora.
Estes ítens são de obrigatoriedade e sua manutenção e verificação é de responsabildade do síndico/sub-síndico, e em caso de uma vistoria de contratação ou renovação do seguro, se constatado irregularidades, será recusado o seguro.
O síndico responde criminalmente e civilmente por todos os atos voluntários ou involuntários a que o condomínio venha a ser notificado, inclusive por danos materiais ocorridos pela negligência em acompanhar a manutenção e instalações dos ítens de segurança e combate ao incêndio.
Solicite ao síndico informações sobre estes ítens, e também informações dos laudos de pára-raios, AVCB e outros laudos obrigatórios exigidos pela legislação local.

Sugerimos também uma pesquisa na apólice do seguro, para ver se consta a cobertura de RC Síndico e RC Condomínio, no qual vai dar uma tranquilidade ao moradores e sem rateio, numa eventual sinistro.

Caso o síndico seja profissional, exija uma apólice de RC para resguardar o condominio.

Estamos a disposição para demais dúvidas e consultas sobre apólices e coberturas

Ednei Oliveira
Lead Corretora de Seguros
contato@leadseguros.com.br
(11) 4215.5355
(11) 97530.3922 whatsapp

Shelter Corretora de Seguros
Shelter Corretora de Seguros respondeu
6 meses

Prezado Maurício, boa tarde.

Entendo que as informações prestadas pelos demais colaboradores deste canal já lhe abasteceram de modo suficiente para compreender os riscos que seu condomínio corre, diante das irregularidades apontadas.

Apenas adiciono a recomendação de contratar uma empresa visando a emissão de um relatório de vistoria técnica, produzindo um laudo que lhe dará força legal para tomar as medidas necessárias.

A negativa de cobertura por parte da seguradora irá depender essencialmente da comprovação do nexo causal: se o incêndio for provocado por, ou não pode ser devidamente combatido por irregularidades nas instalações prediais e sistemas protecionais, seu condomínio de fato corre o risco de perder direito a quaisquer indenizações.

O seguro de responsabilidade civil do síndico ou mesmo o responsabilidade civil profissional não garantem atos dolosos ou culpa grave, e pela sua descrição, a omissão do síndico caracteriza excludente de cobertura nessas modalidades.

Acionar o Corpo de Bombeiros poderá lhe render a interdição do imóvel, e o Poder Público poderá exigir adoção de melhorias de imediato para liberar novamente o acesso, onerando de imediato os proprietários.

Portanto melhor atuar junto ao síndico, no sentido de exigir deste a adoção das medidas necessárias. Caso não seja efetivo, junte quorum necessário para convocar assembléia visando a destituição do síndico. Consulte sua Convenção para saber como fazê-lo.

Atenciosamente,
Pedro Bento Carlos Neto
(Moderador homologado – Canal Tira-Dúvidas SíndicoNet)
Shelter Corretora de Seguros
www.shelter.com.br

WM BRASIL SEGUROS
WM BRASIL SEGUROS respondeu
6 meses

Ola Mauricio, boa noite!


Analisando seus comentários e duvidas entende-se que esse cenário apresentado trás grande preocupação para a segurança do empreendimento e a questão da indenização por parte da seguradora sem duvida que pode ser negada sim. A seguradora parte do principio que as condições de segurança e renovação do AVCB é de responsabilidade do condomínio e nesse contexto os itens mencionados estariam sanados.

Quanto a responsabilidade recai sim sobre a administração e do sindico que pode responder civilmente e criminalmente dependo da situação.

Lembrando que aa coberturaa de RC Sindico e Condomínio podem ser acionadas nos caso de ingerencia em havendo condenação por danos praticados.


Att



Wilson - Corretor de Seuros

Wilson Roberto - Corretor de seguros.
WM Brasil Corretora de Seguros Ltda - ME
11-2954-8669

Greco Seguros
Greco Seguros respondeu
6 meses

PERGUNTO SE UMA VEZ DETECTADO FIAÇÕES EXPOSTAS, FALTA DE EXTINTORES EM ALGUNS PONTOS OBRIGATÓRIOS, FALTA DE MANUTENÇÃO DE MANGUEIRAS DE INCENDIO, FALTA DE MANUTENÇÃO DE BOMBA DE INCENDIO OBRIGATÕRIA, O SEGURO DO CONDOMÍNIO PAGA ASSIM MESMO POR EVENTUAL INCENDIO ?
RESPOSTA > NAO PAGA

OUTRA PERGUNTA É : A OBRIGAÇÃO DE VERIFICAR OS ITENS ACIMA É DA SEGURADORA OU DO SÍNDICO ?
RESPOSTA : > É OBRIGAÇÃO DO SÍNDICO

O SÍNDICO FAZENDO VISTA GROSSA COM OS ITENS IDENTIFICADOS ACIMA , COMO OS PROPRIETÁRIOS PODEM AGIR PARA EVITAR UM PERDAS MATERIAS E ATÉ PERDAS HUMANAS ?
RESPOSTA > PROCESSAR O SINDICO, A RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL É DO SINDICO

EM CASO DE MORTE POR INCÊNDIO E VERIFICADO QUE ITENS DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO NÃO ESTAVAM ADEQUADOS O SÍNDICO VAI RESPONDER CRIMINALMENTE ?
RESPOSTA> SIM > FAZ PARTE DO CÓDIGO CIVIL

COMO AGIR PARA EVITAR ISTO TUDO ? COMO PODEMOS EVITAR ? DEVEMOS ACIONAR O CORPO DE BOMBEIROS PARA UMA VISTORIA ?
RESPOSTA > CONTRATAR UM SERVIÇO PARA EMITIR O AVCB. A CONTRATAÇÃO DESTE PROFISSIONAL VAI INFORMAR O QUE DEVE SER CORRIGIDO.

GRECO SEGUROS
FONE 11 5072 2065 / CEL 11 9 6444 5858
AQUI O CORRETOR FAZ A DIFERENÇA !

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...