O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ana Laura

Gestão acabou e ex sindico ainda movimenta a conta bancaria sem poder, pela internet.

Por Ana Laura
32 dias

A gestão do síndico já terminou faz um ano. Por omissão dos moradores, o ex sindico foi ficando e continua atuando como se ainda fosse síndico, e movimenta a conta bancária do cond. sem procuração válida, utilizando a internet. Durante todo este tempo pedi a convocação de assembleia para nova eleição e prestação de contas, o que não foi feito. O ex síndico foi alertado por mim diversas vezes , por escrito e nada.Quero convocar assembléia com 1/4 dos condôminos para exigir o que deve ser feito, mas também quero fazer um BO responsabilizando o ex sindico sobre movimentação indevida de conta corrente e pela negativa de fazer o que é sua obrigação enquanto síndico. Gostaria de saber qual a tipificação destes crimes, e o que mais eu posso fazer a respeito desta situação.Grata.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
32 dias

Bom dia! Precisa convocar uma assembleia 1/4 de assinaturas, fora isso não adianta ficar reclamando , precisa agir.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
32 dias

Ana, bom dia. Primeiro 1/4 dos moradores adimplentes, convocam uma assembleia, fazem a destituição do síndico e a eleição do novo síndico, para que não reste nenhuma dúvida. Estranho o banco permitir que a conta ainda continue sendo movimentada. Pegue a ata da reunião, leve ao cartório e registre e leve ao banco, isso vai impedir a movimentação das contas por ele. Façam a conferência das movimentações, havendo algo suspeito e com provas entre com uma ação de apropriação indébita.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
32 dias

Ana - A tipificação destes crimes é a omissão dos condôminos e os ausentes nunca tem razão. Uma ano com mandato vencido e nenhum condômino tomou a devida providência para convocarem uma assembleia por 1/4 dos condôminos, inclusive ninguém foi ao Banco, solicitar o cancelamento da senha, já que ela esta sendo usada até hoje, pelo ex-síndico.
O Banco também tem sua culpa, por não ter observado na ata o tempo de duração do mandato e poderá sofrer sanções penais por esta ato. O Banco Itaú e o Bradesco em minha cidade, programa a movimentação da conta pelo síndico eleito até o final do mandato e a partir daí, a movimentação da conta torna-se impossível com a mesma senha e a exigência de uma nova ata é solicitada. Infelizmente isto é Brasil e cada um age conforme seu entendimento, por este motivo, o Banco tem que ser responsabilizado por este ato, liberar movimentação de conta corrente por pessoa cuja autorização tem inicio e fim.
A solução para o problema do seu condomínio, você tem que ter o poder de convencimento para despertar dentro dos condôminos acomodados com esta situação e conseguir 1/4 para convocarem uma assembleia e destituir o síndico e eleger outro. Como esta convocação não é fácil e tem que atender as exigência da Lei, por serem leigos e acomodados, sugiro a contratação de um Advogado Imobiliário para ajuda-los e acompanha-los nesta empreitada. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.205 Compradores
338.412 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...