O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
oswaldo henrique magalhães silva

Sou morado de um condominio com 112 apartamentos. Fomos autuados pelo corpo de bombeiros para atuali

Por oswaldo henrique magalhães silva
26 dias

zarmos às exigencias atuais, ou seja, foi realizado uma obra para vedação das escadas , que eram vazadas. Aproveitando esta obra, em uma assembléia com apenas 18 pessoas, aprovaram a mudança do piso dos 112 apartamentos, ficou mais de cem mil reais, piso de péssima qualidade, cheio de manchas, e o pior, não terminaram o serviço, acabou o dinheiro e a ora ficou no meio do caminho, causando transtornos nos 4 blocos de apartamento,
Gostaria de saber se neste caso o quorum para aprovação desta obra, qual seria, maioria dos presentes na assembléia, ou maioria dos condóminos do residencial. outro ítem: nos balancetes nota-se valores cobrados indevidamente, custo superfaturado.
No aguardo possível retorno e orientaçao, desde já agradeço.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
26 dias

Boa noite! Esta um pouco confuso sua narrativa ,na unidade cada cuida do seu.

Obrigado sendo para adequação legal ,ou seja exigência maior o quórum é a maioria dos presentes.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
26 dias

Oswaldo - seu posicionamento está estranho. Troca do piso nos apartamentos? Cada um tem que cuidar da sua propriedade de entendo que o quórum tem que ser unanimidade pois está mexendo dentro das unidades.

O que tem o bombeiro a ver com a troca do piso?

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
26 dias

Se não foi exigência dos bombeiros a troca dos pisos da área externa carecia de autorização de 2/3 dos 112 condôminos. Mas você fala que aprovaram a mudança do piso dos 112 apartamentos, é isso mesmo? Dentro dos apartamentos a assembleia não se mete.

Quanto aos demonstrativos o local certo para esclarecimentos é a assembleia de prestação de contas. 1/4 dos condôminos pode convocar essa assembleia a qualquer momento.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu
26 dias

Oswaldo, pelo que entendi, a autuação dos bombeiros foi pela vedação das janelas das escadas; é claro que não poderiam ter feito isso, essas janelas não eram enfeites e sim faziam parte do sistema de segurança do prédio, em caso de incêndio, seriam uteis para a saída da fumaça. Provavelmente os bombeiros mandaram desfazer essa vedação.
Por outro lado, dentro do apto quem faz obras é o condômino, não o condomínio, vcs quiseram baratear o serviço fazendo em conjunto, aí deu nisso, inacabado, mal feito e pior, com material de baixa qualidade.

Se o quorum era este ou aquele, agora já foi, vcs terão que juntar dinheiro e consertar todo esse embrolho; talvez tenham que se mobilizar para destituir a atual administração e eleger novos síndico, sub e conselheiros para administrar melhor o seu condomínio.

Angela Merici - Síndica

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.135 Compradores
338.223 Cotações
2.775 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...