O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

Gabriela

Restrição no uso de salão de festas

Por Gabriela, há 5 anos atrás

É possível proibir o uso do salão de festas, por locatários? Poderia ser feito em ata de reunião determinando que o uso de salão de festas será somente para condôminios/proprietários?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior respondeu há 5 anos atrás

Mesmo que seu regulamento interno determine a proibição da utilização do salão de festas por inquilinos, ele paga o condominio, ele tem direito. Ou voces vão retirar do condominio dele a parte de manutenção, conservação e limpeza do salão de festas?
Seria o mesmo de proibir o uso da piscina por inquilinos.
Evite problemas, coloque uma taxa de limpeza para o salão de festas, isso aprovado em assembleia, para todos os moradores, sem restrição.

Gabriela
Gabriela respondeu há 5 anos atrás

A tx de limpeza já existe, mas sempre quando reservado, por locatários(como foi observado pelo sindico e demais moradores) o salão fica destruido. Lampadas furtadas, gesso do teto destruido, por causa de pula pula. A tx de limpeza não paga os prejuízos que vem ocorrendo e na hora de arcar com o locatário não paga. O proprietário do imovel locado sugeriu que fosse feita a proibição em ata. Tendo o cuidado de não anunciar salão de festas na hora de alugar. Fora isto que manutenção o salão poderia dar? Limpeza diária........a faxineira já é paga pra limpar o predio todo e não tem como mensurar isto em valores e dividir separadamente. E entao o que fazer? A intenção é evitar despesas e problemas para os demais moradores. E o que importa não é o coletivo?

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes respondeu há 5 anos atrás

Denise, NÃO. Adote uma carta de requisição de salão, onde o alugante se identifica, assina e declara que esta recebendo o salão de festas em ordem e se responsailiza por qualquer dano que vier a ocorrer e faça constar que sera cobrado 20% do valor da taxa condominial . NO dia seguinte à festa, o zelador fara vistoria no salão e caso encontre algo quebrado ou danificado, notifique o alugante, proprietario ou inqulino a repor o prejuizo de imediato, sob pena de multa, isto tudo com certeza deve constar em seu regulamento interno e faça-o valer.

Francisco

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu há 5 anos atrás

"Mude sua mente, locatário também é gente"

Denise você não pode discriminar o inquilo, a partir do momento que ele aluga um ape ele está em pé de igualdade com qualquer condômino, no que diz respeito ao uso da coisa comum.

E claro, se houver descumprimento das regras, advertência e multa no condômino, ele que se vire com o inquilino.

Axé

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 5 anos atrás

Denise,

Isso lhe renderá uma bela ação por danos morais.
Quando a pessoa aluga um apto. ela tem direito a tudo que tem no condominio e como já dizia a minha amiga Jussara, inquilino não é cidadão de segunda classe.

Qual é oproblema do inquilino usar as áreas de lazer do condomínio? Eles têm sua cota dminuída por acaso? acho que não, então tem direito a fazer uso de tudo quanto tem no condominio, pois a partir do momento que pagam a mesma taxa condominial dos proprietários ele se torna igual.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu há 5 anos atrás

Danise,

Quando se loca um salão de festas, o zelador faz uma vistoria no local e o locador assina uma declaração de que está recebendo tudo de acordo.
Se ao final de afesta for constatado que algo foi destrído, então você consewrta e manda a conta para o proprietário. Tire fotos antes de arrumarem.

Não pode fazer proibição nem em ata, nem no regulamento nem na convenção porque é tirar o deireito de propriedade (enquanto inquilino é como se o apto. fosse dele, ele tem esses direitos);
c aso cntinue acontecendo man dar advertencia para o proprietário e multa na reicidencia.
Tem um monte de prfoprietários que quebram as coisas, pewrturbam o sossego e depois os filhos dizem "meu pai paga então eu posso";.

O quer você está pretendendo é discriminação, cucidado pra não ter problemas na justiça.

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu há 5 anos atrás

Denise, todos os danos devem ser cobrados de quem os causou, seja proprietário ou inquilino,, cobre da unidade o conserto de tudo que for necessário, se o inquilino não pagar, o proprietário da unidade terá que pagar, ele é responsável pelos seus inquilinos.
E quem disse que pode colocar brinquedo dentro de salão de festas?!?!
O máximo é instalar decoração e olha lá, pula-pula em salão nem pensar, revejam sua norma de locação para proibir brinquedos dentro do salão e cobre tudo que for danificado ou furtado.
OK?!

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

80.087 Compradores
251.576 Cotações
2.467 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...