O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Willians alberto silva

Sres, boa noite, um eletrecista de apto pode instalar um dps na caixa de energia do condominio ,

Por Willians alberto silva
34 dias

A sobrecarga de uma unidade causou derretimento de desjuntor, tendo que vir a troca-lo, aproveitando do momento o eletrecista instalou sem autorizacao dps( dispositivo de seguranca ) para caso haja sobrecarga nao caia desjuntor e sim no dps instalado e conectado a caixa eletrica do condominio, ate onde entendo trocar um desjuntor ok, agora dps pode ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (14)

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
34 dias

Willians, boa noite. Quem deu autorização para ele mexer no DG do condomínio? Não poderia não, uma vez contratado para trabalhar na unidade, ele jamais poderia ter instalado nada no condomínio.

Willians alberto silva
Willians alberto silva respondeu
34 dias

A unidade esta sem energia e eu autorizei pq havia crianca de 4 anos no escuro então a troca de um desjuntor que sobe para unidade nao vi nada demais , mas infelizmente ele usou de espertize e instalou sem autorizacao para tal, sou zelador.

BELFOX
BELFOX respondeu
34 dias

A a ART deve ser emitida sempre que houver obras ou manutenção, segundo a Norma NBR 16280.
O eletricista que fez o serviço é Eletrotécnico ou Engenheiro cadastrado para a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)? Sem a ART não poderia ter realizado o serviço.
Atenção 1: não pode ser alterado valor do disjuntor, isso significa alteração do projeto e está errado se ocorreu a alteração.
Atenção 2: O DPS é um dispositivo de proteção contra surto, não vai impedir do disjuntor desarmar no caso de sobrecarga. são funções diferentes. Aí está o maior erro. Quem trocou pensando que o disjuntor não demarmará, não sabe o que faz.
Atenção 3: Exitem classes diferentes de disjuntor. Não pode ser instalado qualquer classe, depende de uma série de fatores.
Ações corretivas a serem adotadas: Chamar um engenheiro para estudo do que foi feito e análise para evitar um problema maior. Solicitar Também a emissão da ART, pois sem ela o síndico responde civil e criminalmente, no caso de acidentes e danos ao patrimônio ou à pessoa.

Fonte: Fonte: NBR 16280, NBR 5419 e NBR 5410.

Belfox Engenharia.
Especialização: Projeto, manutenção e instalação eletrica, Montagem e Projeto de Painéis Elétricos, Arquitetura de interiores.

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
34 dias

Boa noite! O que levou a essa conclusão?

É muito difícil acontecer uma sobrecarga na unidade, para isso acontece tem que estar todos os pontos em uso daí teria uma pequena possibilidade , uma vez que existe a margem de segurança, exemplo supondo que seja 3 kVA para a x unidade tem no mínimo mais um como segurança.

No entanto se o disjuntor central for alterado para cima qualquer curto pode não desarmar daí é onde acontece o evento.

Quem é eletricista mesmo sabe disso,e faz sem nenhum problema.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
34 dias

Willians - Uma sobrecarga não atingiria apenas um apto. O que deve ter acontecido, distribuição indevida dentro da unidade ou aparelhagem superior a energia fornecida. Ex. Em um apto onde a carga é monofásica na atual conjuntura em relação ao aparelhos usados dentro de cada unidade, o relógio tem que ser mudado para trifásico. Em condomínios verticais, isto tem que ser coletivo, o aumento de carga, pois o fio é único na entrada da edificação, ou seja, do poste até o PC. Consulte a Empresa distribuidora de sua cidade para verificar a possibilidade do aumento de carga. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Inotech Soluções Integradas
Inotech Soluções Integradas respondeu
34 dias

Todo serviço técnico em um condomínio/prédio precisa ter uma ART de um engenheiro responsável, Ex. Eng. Eletricista.
Caso o morador faça o procedimento errado, como nesse caso, ele pode vir a ser punido pelo Síndico/Administração do condomínio. Ninguém pode chegar mexendo na área do condomínio, sem permissão e autorização do síndico.
DPS precisa se dimensionado conforme necessidade e ser recolhida uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Felipe Adami
Eng. Eletricista & Segurança do Trabalho
felipe@inotech.eng.br | (19) 99130-2011

ELECTAS
ELECTAS respondeu
34 dias

Este eletricista so podera efetuar o servico no quadro geral do condominio se for contratado e assinar ou recolher art. Como técnico ou engenheiro eletricista. Pois o QGBT e um quadro exclusivo para pessoas habilitadas e autorizadas conforme ITEM 10.8 NR10.

Fonte: Nr10 e experiencia com condominios e responsabilidade tecnica.

Eng.º Adilson Crivellaro
ELECTAS.

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
34 dias

Só lembrando que um técnico em eletrônica ou mecatrônica também é profissional tenho habilitado para emitir termo de responsabilidade técnica ,o cód civil já resposabliza o condômino por qualquer danos normas não é lei e não dá para comparar grandes projetos com uma simples manutenção.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Renato Dias
Renato Dias respondeu
33 dias

Uma sobrecarga na unidade deveria desligar somente o disjuntor geral da unidade. Para desligar o disjuntor da caixa de medição, é preciso que ambos estejam mal dimensionados.
A troca, nesse caso, pode ocorrer de duas formas:
1º - Solicitar à Concessionária a abertura da caixa para troca de disjuntor.
2º - Em caso de emergência, (a unidade não pode ficar sem energia) abre-se a caixa e troca o disjuntor.
Para esse tipo de ocorrência não é preciso anotação de ART
Obs.: Algumas concessionárias não permitem a instalação de DPS nas caixas de medição, podendo ser feito na caixa de passagem. Entretanto, essa instalação requer que a malha de aterramento seja separada do aterramento do padrão, sistema TNS.

Fonte: Fonte: NBR 5410 e NBR 5419.

Renato Dias (31) 98735.0848

ARP Manutenção e Serviços
ARP Manutenção e Serviços respondeu
33 dias

Willians, boa tarde!

O PC de LUZ do condomínio só poderá receber alguma alteração somente com autorização da concessionária com projeto de alteração e ART do responsável técnico, pois será avaliado todo o cálculo, condições e avaliações dos cabos, disjuntores e demais sistemas que compõe o PC de LUZ. Outro pontonto é diagnosticar a causa do derretimento, pois ao colocar um eletricista para realizar tal procedimento o condômino/condomínio (síndico) estarão colocando em risco de incêndio as instalações elétricas.

Fonte: Fonte Própria

ARP MANUTENÇÃO E SERVIÇOS
Alexandre Rangel
Telefones: (21) 3254-8535/ 3619-1379
e-mail.: contato@arpmanutencao.com.br
site.: www.arpmanutencao.com.br

Nievola Engenharia
Nievola Engenharia respondeu
32 dias

Bom Dia
Dependendo do local instalado poderá realizar sem autorização.
Dentro do apartamento é responsabilidade do condômino.
No quadro de distribuição dos apartamentos precisa autorização do síndico (não existe nenhum problema incluir proteção; portanto, o síndico pode ficar tranquilo)
Caso seja na caixa de entrada de energia, necessita autorização do síndico e da Concessionária de energia, sendo que deverá ter uma caixa externa ao quadro.

Eletricallazz Soluções em Energia

Willian boa tarde,

O DPS- Dispositivo de proteção contra surtos não é para evitar o desarme do disjuntor sua função é apenas desviar para terra qualquer transiente na rede elétrica evitando a queima dos equipamentos elétricos e eletrônicos instalados. Ele pode sim ser instalado no quadro ao lado do disjuntor do apartamento do morador é permitido pela concessionaria de energia. Hoje qualquer instalação nova de energia a concessionaria exige a instalação dos dps.

Marcio W. Lazzini
Eng. Eletricista
e-mail: engenharia@eletricallazz.com.br
Whats: 11 97246-3672

Veiga de Almeida Engenharia
Veiga de Almeida Engenharia respondeu
31 dias

Primeiramente o DPS não serve para esse fim.

www.veigadealmeidaeng.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

109.190 Compradores
341.414 Cotações
2.788 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...