O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Thiago Campos de Lima Silva

Síndico contratou uma Contabilidade. Quais são as atribuições de uma Contabilidade?

Por Thiago Campos de Lima Silva
41 dias

Bom dia! Estamos enfrentando uma situação muito delicada no Condomínio. O síndico deixou de pagar as Guias GPS dos funcionários de uma Prestadora de Serviços, sendo assim gerando multas e desfalque no caixa do condomínio. O síndico por sua vez está responsabilizando o Conselho Fiscal por não ter sinalizado sobre o não pagamento das Guias. O Conselho Fiscal não concorda com as alegações do síndico e informou que essa responsabilidade cabe a contabilidade informar, pois a contabilidade tem que realizar todas as verificações ( impostos, deduções, se a nota esta lancada na receita,... ) das Notas Fiscais. Sobre o meu relato, qual o papel da contabilidade? Obrigado!

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (12)

Luma Conservação e Zeladoria
Luma Conservação e Zeladoria respondeu
41 dias

Thiago, tudo bem? O serviço de contabilidade, de forma geral, tem como responsabilidade apoiar o seu cliente na gestão contábil, fiscal e tributária realizando os trabalhos de demonstrações contábeis e apuração de impostos e tributos, entre outras atividades. O envio das guias para pagamentos de impostos, tributos e encargos é de responsabilidade sim do escritório em seu caso, mas o pagamento cabe ao condomínio, já que possivelmente é o síndico quem está autorizado a liberar pagamentos bancários.
A melhor forma de prevenir esta situação é o gestor do condomínio desenvolver um fluxo de caixa mensal, pois assim o próprio documento deixará claro caso alguma guia não tenha sido recolhida na data correta.

Grupo Luma Facilidades
(19) 3113-3737
www.grupoluma.com.br

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
41 dias

Bom dia! Não tenha dúvida que o único responsável é o síndico, cada condomíno tem o síndico que seus condôminos elegem.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
41 dias

Thiago o que o condomínio não pagou na época certa pagará agora, não tenha dúvida. O desencaixe financeiro é só de juros e multas vez que o valor principal não saiu do caixa do condomínio.

Responsabilidade final do síndico, afinal a administração compete a ele. O conselho fiscal é cego ou não está prestando atenção no trabalho mas escapa. E é ver o que diz o contrato com o escritório de contatabilidade que se for bem feito responsabiliza o contador por serviço mal prestado. VOLTO A FRISAR: no tocante às multas. O valor principal não foi pago portanto o dinheiro está no caixa do condomínio.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

C&S Contabilidade e Assessoria Condominial

Boa noite Sr Tiago.
Dentre as responsabilidades da contabilidade, fiscal, departamento pessoal e escrita contabil, está a checagem dos pagamentos dos impostos, pois somos nós, que além de enviar a documentação, fazemos o controle contabil do condominio e é de fácil percepção do contador o que está sendo ou não pago em dias, pois com o passar do tempo temos o costume de sempre ver as mesmas contas em periodos próximos.
Não a que se falar em responsabilidade do conselho, pois o corpo não tem as mesmas obrigações do administrador.
Quanto aos juros e multas decorrentes dos pagamentos em atraso deve ser averiguado com um advogado quanto a cobrança retroativa pelo não pagamento em dia dos tributos, pois como é de responsabilidade dele o pagamento, podem ser cobrados dele.

C&S Contabilidade
Goiânia
(62) 3092 14 24
desouzabruno.conta@gmail.com

Sophistic Gestão Condominial
Sophistic Gestão Condominial respondeu
41 dias

De uma forma bem abrangente a responsabilidade final é do Síndico, sem dúvidas.

Quanto ao Conselho Fiscal, até entendo, pessoalmente, que deveriam ser responsabilizados também, mas infelizmente, legalmente eles não tem suas atribuições claramente definidas e sua existência nem é obrigatória.

Quanto a contabilidade (imagino que esteja se referindo a administradora), em princípio a responsabilidade seria dela sim, mas depende do que foi estabelecido em contrato.

Quem vai pagar a conta é o condomínio, o Síndico é só seu representante legal, se couber alguma cobrança teria que ser judicial.

Roberto Gomes - Síndico Profissional

Compliance Sindico Profissional

Essa responsabilidade é do sindico, pode inclusive caracterizar crime de apropriação indébita contra o condominio. Cuidado quando vc acusa e fala em desfalque, e quando vir, ao fórum separe e não misture os fatos, para facilitar a orientação.

Compliance Sindico Profissional
carvalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Consultoria Legal Souza
Consultoria Legal Souza respondeu
39 dias

Boa tarde Thiago!!

Pelo seu relato o contrato com a contabilidade é tao somente para enregar os relatórios contábeis ao sindico. É o que me parece. Se isso for verdade a responsabilidade de recolher todos os tributos e fazer todos os pagamentos é do sindico. Do contrário, que é o mais provável, cabe ao contador fazer toda essa gestão, como se fosse uma administradora de condomínio.

Reveja o contrato com esse contador e providencia a troca por uma administradora idônea e competente na administração de condomínios.

O Conselho fiscal não pode ser responsabilizado por está falha do sindico, a quem responde civil e criminalmente pelos atos de sua gestão como sindico.

Espero ter ajudado.



Att,
Nivaldo Souza
Consultoria Legal Souza
Rua Comendador Bastos 599, Ilha do Governador, CEP – 21911-020 - Rio de Janeiro
- RJ, Fone: (21)99495-8183 contato@consultorialegalsouza.com.br

katia
katia respondeu
39 dias

Thiago boa noite, apenas uma pergunta não foi paga ou não foi geradas ? se não for paga é de responsabilidade do Condomínio ( Sindico ) se não foi gerada cabe a contabilidade arca pelas multas encargos e tudo mais que estiver sendo cobrado simples assim

Katia/styllus.atendimento@bol.com.br (011) 94774-7482

SSC Contabilidade
SSC Contabilidade respondeu
38 dias

Bom dia,
A responsabilidade do pagamento é do Sindico. Porém a Contabilidade tem a responsabilidade de controle e possivelmente alertar o cliente quanto a contas em aberto. Mas ela não deve ser responsabilizada pela falta de pagamento. Cabendo a ela o envio da guias.

Sônia Contabilidade e Gestão
75 99858-1976
ssccontabilidade@hotmail.com

Eacon Serviços
Eacon Serviços respondeu
38 dias

Ola Thiago,

A empresa de contabilidade foi contratada com que finalidade? É para assessorar o condomínio nos impostos e prestação de contas? É para pagar os tributos?

A resposta a esta pergunta define de quem é a responsabilidade. Se a empresa só emite as guias e ela enviou, não vejo responsabilidade dela na falta de recolhimento. Agora se é ela quem paga os imposto, ai deveria controlar sim se a guia foi ou não paga.

Se o síndico recebeu a guia e não pagou, a responsabilidade é dele.

Só não veja responsabilidade do conselho fiscal, pois normalmente a gestão não é feita por eles só a fiscalização.

Edite Pereira Colaço
Sócia da empresa Eacon Assessoria Contábil A empresa realiza auditorias mensais preventivas e de período investigativa

Resolut Brasil
Resolut Brasil respondeu
35 dias

Bom dia,
As obrigações assessorias são de responsabilidade da Contabilidade, mas o pagamento é de responsabilidade do Cliente.

www.resolutbrasil.com

João Pizzo
João Pizzo respondeu
22 dias

Prezado Thiago.

A empresa contratada pelo condomínio (contabilidade ou administradora) tem a obrigação de emitir as guias de impostos e contribuições sociais relativas a todos os atos identificados na execução financeira mensal.

No caso específico, se a prestadora de serviços emitiu a nota fiscal e essa nota foi enviada para a contabilidade/administradora, visando a inclusão no balancete mensal, considero ser de responsabilidade da contabilidade/administradora a emissão da respectiva guia de GPS incidente.

Entretanto, o pagamento da guia é de responsabilidade do síndico (ou de quem efetua os pagamentos do condomínio).

Fico à disposição.

João Roberto Pizzo
Contador
CRC/RJ nº 080257/O

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...