O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
REGIA

Responsabilidade administradora e Sindico

Por REGIA
35 dias

Esses dois últimos anos a administradora não apresentou a prestação de contas e o sindico alega que nem ele viu, com a troca ficamos sabendo que a administradora deixou 83 mil em dividas para os condôminos alegando que não havia dinheiro para pagar as contas. Sendo que o sindico alega que não sabia, qual a responsabilidade da administradora e do sindico em relação a essas contas, como não havia prestação de contas não sabemos se realmente não foi pago ou se houve roubo. Oque acontece se o sindico renunciar e entrar outro em seu lugar?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (14)

Juliana
Juliana respondeu
35 dias

Cadê as assembleias? Cadê o conselho? Cadê os moradores? Todos omissos na minha opinião.
Ninguém nunca conferiu nada?

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
35 dias

Boa tarde! O único responsável é o síndico.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

i9AdmBens
i9AdmBens respondeu
35 dias

Sra Regio, boa tarde

Síndico tem responsabilidade civil e criminal sobre toda a documentação e o que diz respeito ao condomínio durante o seu período de mandato e inclusive, pós mandato por 5 anos.

Com certeza deveria ter sido feita uma Assembleia de Prestação de Contas, pelo menos anual onde as pastas dos meses juntamente com seus comprovantes de pagamentos e notas fiscais, comprovassem os débitos incorridos dentro do período.

Se houver algo mais que posso lhe ajudar, estarei á disposição.
Flávio Lourenço / Vanessa Ferreira
(11) 99259-2336 e (11) 97692-1313
i9AdmBens - Inovando Condomínios
www.i9admbens.com.br

Haifa Solutions
Haifa Solutions respondeu
35 dias

Olá Regia,

A responsabilidade civil quanto a prestação de contas e possíveis omissões é do síndico do seu condomínio.
Caso outro síndico venha ocupar o cargo pode ser impetrada ação de prestação de contas para esclarecimentos quanto as prestações de contas dos anos anteriores.

Cordialmente,

Fabricia Marreiros
Advogada especialista em Direito Condominial, Imobiliário e Registral
Administradora Haifa Solutions
www.haifasolutions.com.br
(22) 2772 6794

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
35 dias

Regia, boa tarde. É preciso pegar as pastas, conferir e apurar as irregularidades, pois a contabilidade de condomínio é muito fraca. A responsabilidade é do síndico, por isso é importante que o síndico possua bens, pois numa ação, ele responde.

Predial BR - Gestão Condominial

Deve-se analisar com muito critério qual o tipo de relação que havia entre o condomínio e a administradora, se esta última tinha poderes de movimentação bancária, caso positivo, quem teria dado esse poder. A princípio o sindico é o responsável direto pelos atos de gestão do condomínio e portanto caberia a ele a responsabilidade, contudo, se a assembleia, por meio de permissão convencionou, transferiu alguns poderes para a administradora, a responsabilidade passa a ser de todo o condomínio e não somente do sindico.

Fonte: PREDIAL BR

Predial BR Assessoria Condominial

Renova Condomínios
Renova Condomínios respondeu
35 dias

Régia,
O síndico é o responsável pelo condomínio e não adianta dizer que não sabia das regras. Acho que aí pode ter juntado um síndico omisso e uma administradora oportunista.
Também temos que ressaltar a omissão dos conselheiros e dos condôminos. Ninguém acompanha nada? Ninguém cobra?
A minha sugestão é que vocês convoquem uma assembleia para destituir o síndico atual, elejam outro e contratem uma empresa de auditoria para auditar todas as contas do condomínio pelo período que achar necessário. Existem boas empresas no mercado e não é caro. Se administradora alega que o condomínio está em débito com ela, vai ter que provar, prestando contas obviamente.
A disposição.

Artur de Oliveira Abreu
Renova Administração de Condomínios Ltda
Telefone (11)5081-5898
Whasapp Web (11)98724-0606
renova@renovacondominios.com
www.renovacondominios.com

Sophistic Gestão Condominial
Sophistic Gestão Condominial respondeu
35 dias

Estamos diante de várias falhas | (1) dois anos sem prestação de contas - aqui todos são responsáveis, o síndico; a administradora; os conselheiros e os condôminos; (2) R$83k em dívidas aqui o síndico e os conselheiro são responsáveis, o síndico com maior enfase. Aqui também entendo que os condôminos tenham suas responsabilidades, estavam recebendo os balancetes mensais e ninguem se manifestou?!?!?

Ele até poderá renunciar, fato que não vai lhe retirar a responsabilidade, entendo que a administradora tenha sua parcela de responsabilidade também. Minha recomendação seria para a contratação de uma auditoria para se ter a real noção de tudo o que aconteceu e qual seria de fato o tamanho do rombo do condomínio.

Roberto Gomes - Síndico Profissional
roberto@sophisticgestao.com.br
www.sophisticgestao.com.br

Grupo Alternativo - Administradora Predial

Boa noite!

Só agora notaram que as contas não foram prestadas?? Não houve assembleia? O síndico responde civil e criminalmente, verifiquem urgente !!!

Grupo Alternativo

Nunes Assessoria
Nunes Assessoria respondeu
34 dias

Olá Regia,

Situação complicada. Deve, por legislação, ser realizada uma assembleia geral ordinária por ano. Se as contas não estão sendo prestadas, cabe destituição do síndico e resilição contratual junto à administradora. O corpo diretivo do condomínio deve acompanhar e noticiar as irregularidades à todos os condôminos. De qualquer maneira, o responsável por todas as contas é o síndico. Ele é que responde perante os condôminos, e é claro, que se o síndico está mal assessorado pela administradora, ele que rescinda o contrato e contrate outra, pois, conforme dito, ele é que responderá por tudo.

Tem que regularizar a situação o mais breve possível, afinal, as dívidas aumentam a todo instante, e quem paga a conta na frente, com certeza serão os condôminos de um modo geral.

Espero ter ajudado, ficando às ordens.

Nunes Assessoria - Administração de Condomínios
Site: www.nunesvirtual.com.br
Contato: (11) 5844-1378 / (11) 9.6768-0499

Santa Rita Administração de Condomínios

Prezada, boa tarde
A responsabilidade civil e criminal é do síndico sobre toda a documentação durante seu mandato, e é de sua responsabilidade também a empresa terceirizada para administração.

Vocês devem fazer uma assembleia e solicitar a prestação de contas do síndico, e destitui-lo se for o caso. Se não houver prestação de contas de forma amigável, pode ser ajuizada ação própria para tal.

Santa Rita Administração de Condomínios e Consultoria Empresarial.
(41) 3059-0304
www.santaritaadm.com.br

Sindix
Sindix respondeu
33 dias

Olá , somos especialistas em Direito Imobiliário com ênfase em condomínios , atuamos em todo Estado do Rio de Janeiro , tenho certeza que poderemos ajudá-los .

Dr. Leandro Souza
981-954975

Dr.Leandro Souza

Sindix
Sindix respondeu
33 dias

Olá , somos especialistas em Direito Imobiliário com ênfase em condomínios , atuamos em todo Estado do Rio de Janeiro , tenho certeza que poderemos ajudá-los .

Dr. Leandro Souza
981-954975

Dr.Leandro Souza

Jbens Adminitração de Condomínios

Boa tarde!

A responsabilidade é do síndico, ele é responsável civil e criminal, o conselho tem que ser mais atuante e cobrar as pastas de prestação de contas, o conselho fiscal ajuda nesse performance de fiscalização, se ainda tem essa atual gestão, faça um reunião com moradores ou uma chamada extraordinário para pedir a saída do síndico, assim o nova gestão tomará as devidas providências para análise geral da situação, uma empresa de auditoria ajudaria nessa fase e um bom advogado tb, mas nada disso tira a responsabilidade da antiga gestão.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...