O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Giovana Romagnolli Ferreira

O porteiro pode pedir documentos e tirar foto do visitante que entra no condomínio junto com morador

Por Giovana Romagnolli Ferreira
34 dias

Quando o morador está entrando e levando uma visita junto com ele, o porteiro para o morador e a visita e pede documentos, tira foto da pessoa e quando ela sai ele da "baixa" na visita dela, ou seja se a visita for passar o final de semana e ela sair junto comigo 5x, as cinco vezes ele vai parar eu que sou moradora e a visita que esta entrando comigo e além disso em uma situação de emergência se eu que sou moradora falo que não precisa pedir o documento da minha visita o porteiro diz que isso é passível de levar multa e isto é extremamente incômodo e envergonha tanto o morador como a visita.
Isso é legal? Tem algum embasamento que permita que isso aconteça? Isto não afeta o direito de ir e vir tanto do morador como da visita e não torna-se passível de indenização por danos morais?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (9)

Derek
Derek respondeu
34 dias

Giovanna, caso essa regra tenha sido aprovada em assembléia você deverá acatar assim como todos os moradores, com relação aos hóspedes o condomínio deverá aprimorar as regras senão haverá um congestionamento na portaria durante as férias. Sugiro que primeiramente você tente conversar com seus vizinhos para descobrir

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
34 dias

Boa tarde! Ele funcionário deve esta cumprindo ordem de alguém, afinal o que não falta em condomínio é criatividade, já olhou o regulamento interno?.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

GRUPO NORE - AOKI SERVIÇOS
GRUPO NORE - AOKI SERVIÇOS respondeu
34 dias

Boa tarde! Sugiro verificar se isto não é uma norma em seu condomínio, caso não seja converse com o síndico para que seja criada um rotina de controle de acesso de visitantes ou se já existe qual é a orientação repassada aos funcionários da portaria.

FABIO AOKI

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
34 dias

Giovana - Adotar este sistema em condomínio, onde o morador entra e sai diversas vezes e poderá estar acompanhado de um visitante, acho isto uma falta de escolha e até a justiça poderá entender que o condomínio ultrapassou os limites de seus poderes sobre as coisas comuns. Se querem segurança, coloque câmeras nas entradas e na saída, onde focaliza quem entra e sai, já que vão cancelar no final da estadia do visitante. Para que uma vigilância deste tipo seja exercida pelo seu condomínio, entendo que este sistema, antes da instalação, teria que ter aprovação de 2/3 de todos os condôminos do seu condomínio e não uma assembleia com meia duzia de condômino decidindo este tipo de sistemas para que todos aceitem. Aconselho a você de provocar a Justiça, acionando do condomínio por este ato e poderá usar o Juizado Especial Cível onde você não precisará contratar um Advogado para chegarem a um acordo sobre este sistema. Depois coloque aqui o resultado para sabermos o que aconteceu. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
33 dias

Oi Giovana!
O porteiro não tem culpa, ele cumpre o que lhe é solicitado.
Vejo, como um problema de implementação e de falta de bom senso.
Ao meu ver, isso deve ser discutido dentro do condomínio, procurando um melhoramento do sistema.
Um abraço!

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Jose Raimundo dos Santos
Jose Raimundo dos Santos respondeu
33 dias

Não so pode como deve, trata-se de segurança nao so sua como dos demais moradores, entretanto consulte a convenção do condominio a respeito. No meu condominio antes era sem controle e haviam furtos, quando entrei exigi na convenção que os porteiros fizessem cursos e todos sem excessao ate a minha mãe teria que ser devidamente identificada. zerou os problemas.

Fonte: nós mesmo da Teseg

contatoteseg@gmail.com Teseg Treinamentos de Segurança

Compliance Sindico Profissional

Vc tem simplesmente que respeitar o trabalho do porteiro e deve questionar o sindico. E mais, verifique e leia as regras, antes de sair por ai, alegando direitos infundados.

Compliance Sindico Profissional
carvalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Grupo Proseg de Segurança e Serviços

Sra. Giovana, Bom Dia

Sugiro levar este tema ao sindico, desta forma vocês poderão encontrar uma forma mais adequada de tratamento, tão logo encontrado um meio termo, pode ser levado o tema em assembleia para aprovação por meio de eleição. Sabemos que realmente é uma situação incomoda, contudo o porteiro esta cumprindo com o que lhe foi determinado.

HVA Soluções
HVA Soluções respondeu
31 dias

Olá, Giovana!

Com certeza o porteiro está cumprindo ordens, e o sistema implantado para o controle de acesso deveria ser melhorado.

Sugiro que converse com o sindico e juntos procurem um prestador de serviços (HVA SOLUÇÕES) em controle de acesso, para lhe proporem uma solução que provavelmente será apenas uma adequação no sistema existente.

Atenciosamente,

HVA SOLUÇÕES CONDOMINIAIS
Tel:(11) 4129-5240 / 4941-3450
E-mail: comercial@hvati.com.br
www.hvati.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...