O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Victor Bangia

Destituição do síndico.

Por Victor Bangia
33 dias

Atualmente a sindica não fornece as pastas com o demonstrativo das despesas mensal e não responde às dúvidas ao conselho. Não fez a reunião de prestação de contas e previsão orcamentaria conforme a convenção do condomínio. A situação do prédio financeira está no negativo e ela fez obras sem autorização dos condôminos. Podemos pedir a destituição com essas justificativas ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
32 dias

A assembleia não pede destituição, a assembleia destitui. 1/4 dos condôminos convoca a assembleia e o plenário decide. ATENÇÃO: não é para fazer um abaixo assinado pedindo que administradora ou síndico convoquem a assembleia. Vocês a convocam, ok?

Dá trabalho mas é preciso. Boa sorte

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
32 dias

Bom dia! Só unir 1/4 de assinaturas para convocar uma assembleia e deixar claro a pauta, todos devem serem convocados.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Sindix
Sindix respondeu
32 dias

Depende ? Acho melhor procurarem ajuda de um especialista em condomínios .

Leandro
981954975

Dr.Leandro Souza

Fernando Capo - Síndico Profissional

Com 1/4 de assinaturas, convoquem assembleia, e destituam a sindica. Após o ideal é fazer auditoria para detecção de irregularidades.

Fernando Capo - Síndico Profissional
capofernando@uol.com.br

GestPro
GestPro respondeu
32 dias

Sugiro que convoquem uma assembléia com 1/4 de assinaturas dos condôminos, com a pauta: Destituição do Sindico e votação para eleição de sindico. Depois sugiro fazer auditoria às contas, e de acordo com o que foi realizado avaliar medidas judiciais, mas nesta área sugiro contactar uma empresa especializada para dar uma consultoria, administradora que tenha apoio jurídico, precisando estou à disposição para prestar qualquer ajuda.

Vitor Esteves Sindico profissional
GestPro - Belo Horizonte, MG
(31) 99414-2000 E-mail: vitor.gestpro@gmail.com

Moura Síndico Profissional
Moura Síndico Profissional respondeu
31 dias

Segundo Rachkorsky a destituição do síndico poderá ser realizada com 25% dos proprietários, convocados pelos mesmos para uma assembléia.
Vale ressaltar que o síndico tem obrigação de fornecer pastas com os demonstrativos de despesas sempre que solicitado pelos moradores, bem como responder as dúvidas a qualquer morador do condomínio, podendo ser destituído conforme Art. 1349 do Código Civil

Art. 1.349. A assembleia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2o do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.

Fonte: Marcio Rachkorsky Código Civil 2002

Moura Síndico Profissional

Anthero Santos
Anthero Santos respondeu
31 dias

Victor,

Junte 1/4 do número total de unidades e convoquem uma assembléia com a pauta de apresentação de contas e destituição da síndica.

Em paralelo, os condôminos descontentes com a atitude da síndica podem contratar um advogado(a) especialista em direito imobiliário solicitando a apresentação dos documentos, afim de auditar e encontrar irregularidades para a destituição via judicial, se for o caso.

Caso prefira entrar em contato diretamente, segue o meu contato:
Anthero Santos
Engenheiro Civil Perito
21 99104-2366
eng.antherosantos@gmail.com

Sophistic Gestão Condominial
Sophistic Gestão Condominial respondeu
31 dias

Claro que podem, mas precisam fazer da forma correta:

1- providenciem 1/4 de assinaturas dos condôminos adimplentes e com esse documento peçam para a administradora convocar uma Assembleia Geral Extraordinária com pauta bem específica | Destituição da Síndica; Prestação de Contas referente ao período de tanto a tanto e Eleição de novo Síndico;

2- O novo síndico deverá analisar todo esse processo e convocar uma nova Assembleia para, se for o caso, contratar uma auditoria para avaliar o que de fato aconteceu com as contas do condomínio na gestão anterior e solicitar a troca da administradora.

Estou sugerindo a troca da administradora tendo em vista que ela poderia ter ajudado vocês com relação a todo esse processo incluindo a prestação de contas e o fornecimento das pastas.

Roberto Gomes - Síndico Profissional
roberto@sophisticgestao.com.br
www.sophisticgestao.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...