O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ana

Posso impedir a instalação de antena de internet via rádio?

Por Ana
26 dias

Moro na cobertura e um dos condôminos quer instalar uma antena de internet via rádio para melhorar o sinal de internet na sua empresa (que fica FORA do condomínio, em um prédio no mesmo bairro). Acontece que meu apartamento é cobertura e li alguns artigos dizendo que essas antenas emitem uma radiação potencialmente cancerígena, além de outros problemas. Além disso, a recém resolvi o problema de infiltração no telhado, que estava estragando as paredes do meu apartamento, obra pela qual paguei. A energia elétrica do prédio todo também está atrelada ao meu apartamento, pois a concessionária disse que não da pra separar, e a antena consumiria energia do meu apartamento. Posso impedir a instalação da antena, uma vez que vai me prejudicar?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
26 dias

Boa noite! O local sendo comum quem autoriza é a assembleia.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Compliance Sindico Profissional

Cobertura é área comum e quem autoriza não é vc mas sim a assembleia e o quorum é de 100%.

Compliance Sindico Profissional
carvalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
26 dias

Ana - Realmente o uso da área comum quem autoriza é assembleia, mas com quórum qualificado de no minimo por 2/3 de todos os condôminos do seu condomínio, para não afirmar unanimidade, mesmo que seja para a instalação da antena de um único condômino encima da laje de cobertura. Agora se já escancararam a laje de cobertura, instalando outros antenas, será difícil de você interferir. Se não existir outras antenas instaladas no local, talvez, este impedimento, poderá acontecer, você acionando o condomínio na justiça ou comparecendo na assembleia e questionando os condôminos que lá estiverem presentes, mencionando o quórum qualificado, unanimidade. Poderá também se recusar a fornecer energia elétrica para esta antena. Se o condômino for pagar aluguel ao condomínio por esta instalação, também poderá ser impedido. Tem meios de impedir é só não ficar parada. 0k

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, 27ª Câmara, relatora dra. Berenice Marcondes Cesar, ap. nº 0002211-60.2009.8.26.0562, “Tratando-se de contrato que envolve a alteração da forma de utilização de área comum do condomínio, bem como modificação da aparência externa da fachada, imprescindível a deliberação da unanimidade dos condôminos em assembleia”.

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...