O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ademir Nunes

Instalação de ar condicionado

Por Ademir Nunes
25 dias

Somos 96 apts, 6 deles na gestão anterios fizeram a instalação do aparelho de ar condicionado sem informar o síndico. Agora na minha gestão muitos moradores querem ter o mesmo direito e pela minha surpresa ao contratar um eng para analisar a estrutura da rede elétrica, a ART confirma que o condomínio todo necessita readequação com estimativa de gastos acima de 500mil, no momento inviável. Posso exigir que quem instalou retire uma vez que foi feito sem comunicar o síndico , sem ART ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
25 dias

Boa noite! Você é mais uma pessoa que acha o termo resposabilidade técnica uma espécie de licença ou autorização.

Quando há um dimensionamento da elétrica há também uma margem de segurança isso considerando que todos os comprovantes eletrônicos funcionem simultaneamente o que é algo improvável.

Um ar condicionado tem praticamente o mesmo consumo de um chuveiro mudando aí o tempo que ambos ficam ligados, o que de imediato podemos ter certeza é que a margem de segurança foi reduzida,mas obviamente ninguém vai fazer isso por querer oferecer seus serviços em especial empresas.
A construtora pode lhe fornecer informações mais precisas,tem aí a infraestrutura para os dutos, drenagem e o local onde vai a condensadora isso pode descaracterizar o local , sendo estrutura pré-moldada provavelmente não será recomendado a colocação caso seja feito um relatório técnico ( laudo).

E por fim é sempre recomendo observar a Convenção, já fez isso?.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
25 dias

Ademir imagino que os camaradas exigirão ordem da justiça para a retirada dos aparelhos. infelizmente o despreparo de muitos síndicos custa caro aos condôminos. Além da parte elétrica já tem laudo estrutural? E gotejamento desses gaiatos cai na área comum? Tudo isso ajuda na demanda.

Boa sorte. Você precisará de muita.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Phyltec Ar condicionado
Phyltec Ar condicionado respondeu
24 dias

Sr Ademir- Caso os os seis moradores, tenham instalados aparelhos de ar que não ultrapassem a potencia especificada no disjuntor de seu apto, dificilmente conseguiras que eles retiram os aparelhos instalados. Cabe ao morador balancear o uso dos eletrodomésticos e não ultrapasse a carga elétrica disponível. Entenda que o disjuntor geral do apto protege o cabeamento e ou sistema elétrico que chega na sua entrada, caso a carga ultrapassa a curva de segurança , este desarma. O cuidado que deve-se ter é de verificar se o Condômino não tenha trocado o disjuntor de capacidade original por um de capacidade maior, se assim o fizer compromete a alimentação e deve ser notificado.
Os aparelhos modernos do tipo inverter , com gás ecológico e sensor de presença tem baixo consumo de energia e se estes forem bem dimensionados para o ambiente , muito dificilmente, em um apto de médio e pequeno porte, ultrapassa ao consumo de um chuveiro.
Maiores duvidas retorne. Phyltec 011-20917866- phyltec@uol.com.br
Obs- Fazemos projeto , instalação e automação de sistema de ar. Emitimos ART dos serviços executados.

Fonte: Phyltec (011) -20917866- phyltec@uol.com.br

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...