Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
Fiz a previsão orçamentaria e não foi aprovada pela assembléia e nem houve se quer algum reajuste, já era previsto um reajuste pelo numero de inadimplência e pelo aumentao das tarifas normais. O reajuste proposto foi de 22% não foi aprovado nem 1% de aumento por ter nos presentes da assembléia a maioria de pessoas contraria a minha gestão. O proprio conselho eleito é contrario a minha gestão.
Eu pergunto o que vou prestar contas já que até agora faltando 2 meses não houve questionamentos por parte dos moradores e os questionamentos dos conselheiros foram respondidos pela administradora e mesmo assim nenhum conselheiro assinou alguma pasta e nem justificou tal procedimento.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Previsão orçamentária é uma coisa, prestação de contas é outra.
A previsão orçamentária é feita em cima daquilo em que se pretende gastar durante o próximo ano
ex: salários, manutenções, seguros, taxas etc. Se não foi aprovada, isso deve estar em Ata, pois se o dinheiro não for suficiente para pagar as contas você é que NÃO será o culpado certo.
Quanto a prestação de contas, do ano que passou, basta apresentar à Assembleia para aprovação.
É por isso que eu sempre digo aqui: O Síndico deve entregar as pastas com documentos pagos MENSALMENTE para o conselho fiscal para que analisem e assinem, e no dia da Assembleia, O Síndico dirá que os conselheiros escolhidos para tal finalidade, revisaram e aprovaram as contas e assim sendo não ha nada o que possa desabonar.
Moises
Se não foi aprovada uma nova previsão orçamentária isso significa que vale a previsão anterior, em outras palavra, o condomínio não teve reajuste. Como você se virou para pagar as contas? Eu simplesmente perguntaria à assembleia o que eu não pagaria. Se não se pode aumentar a receita a única saída é reduzir a despesa.
Quanto ao conselho, disponiiblize as pastas, se eles não virem quem estará faltando com as responsabilidades serão eles e não você. Entre na AG de cabeça erguida, preste suas contas e leve as pastas para quem quiser ver. A assembleia aprovando nenhuma necessidade do Conselho.
E.t. se eu me atrever a propor um reajuste de 22% contra uma inflação de 5%, sem aumentar nenhum benefício aos condôminos eu não sobrevido até o fim da assembleia.
Boa sorte
Prezado Moisés,
Eu, pessoalmente, acho um reajuste de 22% muito pesado para os dias de hoje com inflação baixa, mas você é quem sabe onde o calo aperta.
Seguinte: a prestação de contas é uma e as pessoas têm que dizer porque não aprovam. Mesmo que o conselho não aprove, é váalido os moradores aprovarem em AGE. se não tiver nada de errado.
Quanto à previsão orçamentária, você tem que mostrar as pessoas que as despesas estão maiores do que as receitas e que se eles não aprovarem um reajuste terão que se submeter à falta de água, se não houver dinheiro para pagar as contas, ou ficar sem energia no prédio, por falta de pagamento, ou ser acionado juridicamentes por não ter dinheiro para pagar os funcionários e por aí vai.
Coloque nas mãos dos moradores decidirem o que eles querem e faça constar em ata. O nosso reajuste foi de 7,45%, mesmo tendo as empresas terceirizadas aumentrado 15%.
Precisa ver se sua previsão orçamentária está correta e representa a real situação do condominio.;
Ok, esta em Ata sim. Mesmo assim consegui fazer acordos amigaveis com inadimplentes gerando uma receita que deu tanto para pagar as conas como fazer algumas obras estruturais. O deixou o conselho sem o que dizer contrriando a todos que queriam que eu renuciasse o cargo. O conselho desdo inicio analizou todas as pastas fez alguns questionamentos que foram respondidos pela administradora, pois eram de carater fiscal e mesmo assim não assinaram nenhuma pasta até hoje, alegando que alem das respostas querem explicações minhas. Esse mesmo conselho sem base sem assinaturas, convocaram uma assembléia para minha destituição colocando no edital que eu dei praejuizo e causei danos ao condominio, sem provar nada e cancelando a assembléia depois de envir o edital a todos os moradores. Me levando a constragimento perante aos moradores.
Ok, obrigado.
Sim trablhei com a previsão anterior. E em três anos de mandato eu só obtive o reajuste de R$ 20,00 por ano de gestão e neste ultimo nada e num prédio de 180 apartamentos ainda tenho 65 unidades que ficam ocilando em duas a três cotas em aberto fujindo de serem processadas judicialmente onde teria até um gasto maior para processa-los sem ter data para receber o valor e isso faz uma falta mensal de R$ 20.000,00 por mês. Dai o reajuste de 22% já somada com a inadimplência, só que as pessoas que foram a assembléia foram manipladas para não aprovar e fica fácil o argumento de que não devem pagar por uma inadimplente, pois são pessoas que não sabem viver em condominio. As pastas estão disponibilizadas para o conselho e os balancetes são distribuidos e nenhum morador me questionou alguma coisa que eu tenha feito, aliás quem acompanha meu trabalho veio até elogiar.
Ok, obrigado.
Vou enviar um comunicado a todos os moradores e explicar essas questões de aprovação de pastas e que cada um deles devem apresentar seu motivo individual para uma não aprovação das pastas baseados nos balancets enviados e que estão disponiveis as pastas para serem analisadas mediante ao agendamento solicitado por escrito. E mesmo que o conselho não tenha assinado as pastas por questões politicas todos os moradores receberam os balancetes e não houve nenhum questionamento e nenhum gasto desnecessário, pois não havia nem dinheiro para isso. O que foi proposto pelo conselho para não aprovação da previsão orçamentaria foi submeter a minha administração a um erro e que eu deveria mandar funcionários embora o que prejudicaria os serviços basicos e levaria administração a uma suposta falta de administração.