O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
marcia ramos

Reeleição do sindico.

Por marcia ramos
31 dias

O sindico atual vai se tentar se reeleger.Acontece que as contas dele não foram aprovadas pois tiveram algumas "ressalvas" assim como as contas da sindica anterior também teve.
Como fica essa situação?Ele pode se reeleger ou outro sindico pode se eleger e as contas ficam sem ser aprovadas?Os moradores podem impugnar essa eleição até que ele arrume as contas e a mesma seja aprovada?
A nossa situação no condomínio é que entra e saí sindico e as contas ficam sempre com ressalvas ou não são aprovadas pois tem problemas de desfalque em caixa que nunca são feitas as devoluções dos valores ao condomínio.
Por favor, seria possível que nos esclarecesse a entender como tentar resolver essa questão?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
31 dias

Bom dia! É simples , só não - o reelege-lo.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

katia
katia respondeu
31 dias

Marciama isso é mais comum do que vc pode imagina dentro de condomínio o correto ai é eleger uma nova gestão e cobrar desta nova gestão levamento das duas gestão anteriores se não fizer isso vcs nunca terão a certeza do que realmente esta acontecendo, e essas duvidas vão perdura por bom período ainda, e não adianta cobra do sindico atual e nem achar que pode reeleger o mesmo pra ele acerta porque ele não vai fazer isso, pode te certeza disso,

se vc manda um e-mail pra mim eu posso te explica como deve ser feito em situações como essa, e ajuda vcs a resolver essa situação para que ela não se estenda por mais um biênio indiferente de quem seja eleito ou não quando que vai ser a nova assembleia manda pra mim que eu te explico como deve proceder ta bom fico no aguardo retorno seu via e-mail abaixo, grata Katia

Katia styllus.atendimento@bol.com.br

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
31 dias

De rigor sim, por lei ele pode se reeleger. Veja se existe algum óbice convencional.

E o que significa "aprovar com ressalvas?" O erro começa ai. É preciso ser específica quanto aos itens rejeitados e prazo para esclarecimentos ou reembolso.

Vamos supor que mesmo com ressalvas nas contas o síndico seja reeleito, o que é uma burrice mas nunca ninguém disse que condôminos são inteligentes. Nesse caso a assembleia deve nomear alguma pessoa (condômino ou não) com poderes de representação para acionar o síndico judicialmente caso o prazo dado a ele para esclarecimentos dos itens rejeitados não seja cumprido. Já saiam da assembleia com data estipulada para a próxima, que deve ser bem curto (30 dias mais ou menos).

Se vocês aprovam com ressalvas, reelegem o camarada e deixam ao Deus dará vocês nunca vão resolver nada.

Katia porque você não esclarece aqui no Portal já que a dúvida se iniciou no Portal? Assim todas as pessoas que estão por aqui se beneficiam da sua explicação e não fica a impressão que tudo o que você quer é captar clientes.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
31 dias

Marcia, bom dia. Tem desfalque? Acione o síndico judicialmente, deixe ele se candidatar, acho que não deve haver dispositivos na convenção que o impeça, mas não há um só honesto nesse condomínio?

Habitat Administradora de Condomínios

Boa tarde prezada,

Na atual situação, o síndico até poderá se reeleger se obtiver a maioria de votos válidos, porém cabe aos moradores e conselheiros expor a situação e não votar no síndico.

Se existem irregularidades nas contas é necessário realizar a troca da gestão e apuração de tudo que foi levantado para solicitar se necessário a devolução de todos os valores até mesmo em vias judicias se preciso for.

Habitat Administradora de Condomínios - Sua tranquilidade, Nossa missão!
Site: www.habitatadm.com.br
Email: contato@habitatadm.com.br
Tel: (11) 3834-2180

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
31 dias

Oi Márcia!
Uma assembleia mal feita ou mal assessorada acontece esses problemas.
Quando se faz ressalvas, não é para ficar em berço esplêndido, tem que existir uma data para esclarecimentos?
Se não existe, acaba acontecendo isso, chega a nova assembleia ordinária e o condômino com "ressalvas", vai poder concorrer, por que não existe a conclusão, se tem culpa ou não?
Agora, só cabe assembleia não elege-lo!
Boa sorte,
Um abraço!

Fonte: ,

MARÇAL - Síndico Profissionalmente - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...