O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
SERRA DO MAR

Como devo proceder para instalar pontos de ancoragem?

Por SERRA DO MAR
32 dias

Sou síndico e vamos revitalizar a fechado do condomínio. Porém a Norma me obriga a fazer pontos de ancoragem para dar acessibilidade aos terceiros.
Porém que os condomínios das coberturas não estão autorizando a instalacao, uma vez que nas regiões das sacadas, a solução apresentada foi por os pontos pelo lado interno do peitoril....
Com isso paralisaram as obras porque alegam que o condomínio está invadindo as áreas privadas.

Uma solução que acredito que daria seria ao invés de instalar pelo lado interno do peitoril, instalar na parte superior do peitoril, uma vez que ao meu ver do eixo da fachada pro lado externo da fachada é considerado área comum.

Atte


Alessandro

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
32 dias

Boa tarde! Um profissional da segunda ocupacional pode fazer uma avaliação e o condomíno discutir, precisa chegar a um acordo , uma vez que é o patrimônio de todos.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Ricardo Rodrigues Paneczko
Ricardo Rodrigues Paneczko respondeu
32 dias

Alessandro, boa tarde.


Fato é que sempre haverá necessidade de realizar trabalhos de manutenção na fachada e essas atividades tem que atender todos os requisitos de segurança.
Você menciona que há uma "solução apresentada" e que essa não foi aprovada portanto entendo que há uma empresa especializada que já avaliou a estrutura do prédio e recomendou esses pontos para ancoragem.
Essa pergunta deveria ser feita, em primeiro lugar, a quem está propondo os serviços de instalação dos olhais.
Se eles estão realizando o estudo, tem os dados estruturais em mãos, tem o conhecimento das normas aplicáveis e serão os responsáveis técnicos ( ART ) desses pontos de ancoragem então são os mais adequados a responder.
Esses pontos de ancoragem devem ter os materiais ( olhais ) identificados para restreabilidade, ensaiados quanto aos esforços de arrancamento, etc...
É estranho considerar que os apartamentos de cobertura sejam os pontos mais altos porque normalmente ainda tem um barrilete acima ( caixas dágua, caixa de elevador, etc... ) até chegar na laje de cobertura que é uma área comum.
Mesmo tendo a possibilidade de se instalar os pontos de ancoragem acima das unidades de cobertura ainda pode ter que se atravessar cabos nessas unidades pra chegar até a fachada.
O acesso de quem vai subir e descer todos os dias normalmente se dá por cima o que vai interferir com a vida do morador da cobertura também.
Solução técnica tem pra qualquer situação o que varia é só o custo e prazo pra fazer.
Isso posto, não tem porque pensar em fazer uma meia solução como muitas empresas que trabalham com fachada fazem.
Acho que essa é uma das piores situações de risco em que se possa trabalhar.
No mínimo tem um risco de processo trabalhista de um funcionário contra e empresa e co-responsabilidade do condomínio por condições inseguras e isso pode pesar no bolso de todos os condôminos.
Encontrar uma solução que interfira o mínimo com os condôminos é tão necessário quanto a realização dos serviços em si.
Pode gerar um desconforto para alguns mas com tempo determinado.
Proteger ao máximo o patrimônio dos condôminos que sofrerão interferência e que qualquer dano causado seja reconstituído conforme estava antes da realização dos serviços.
Antes assim do que responder civil e criminalmente por uma vida perdida em função de uma ancoragem inadequada.
Só lembrando que esse é apenas o cuidado inicial. Ainda antes da execução tem que se analisar toda a regularidade de toda a documentação de quem efetivamente vai ficar "pendurado" pra executar o serviço.

Ricardo R. Paneczko
Técnico em Eletrotécnica

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.770 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...