O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
DENISE

É obrigatório ART para instalação de cobertura de policarbonato ( aproximadamente 3m x 3m ) ?

Por DENISE
30 dias

Pesquisei de diversas maneiras mais não é claro esta questão , após a instalação da referido cobertura em área comum alguns condôminos estão solicitando cálculo estrural , ART , cálculo de solda, cálculo de vento e projeto técnico porém a empresa não possui um engenheiro calculista , minha dúvida é se existe alguma norma que exija a emissão de art e de projeto técnico ou se trata de mera solicitação dos condôminos que alegam ser engenheiros e arquitetos e que a empresa é obrigada a ter um engenheiro responsável e fornecer tal documentação , ao meu ponto de vista o que seria inviável para empresa diante dos custos de contratação de um engenheiro calculista para todo tipo de serviço , obrigado

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ricardo Rodrigues Paneczko
Ricardo Rodrigues Paneczko respondeu
30 dias

Denise, boa noite.


Entendo que o correto seria ter um responsável técnico sim.
No cálculo estrutural são levados em consideração os itens que você menciona : esforços por ação de vento, peso dos materiais, tipo de fixação entre os materiais, etc...
Qual a garantia de que na primeira chuva não vem tudo abaixo e caso venha quem é o responsável ?
O seguro do condomínio indeniza algum dano proveniente de acidente com essa cobertura sem ter um responsável técnico?
Me desculpe mas eu discordo da alegação de "Diante dos custos de contratação" ( pelo preço que ele pratica ) . Que deve ter sido o mais barato.
A comparação de preço sem análise quanto a responsabilidade técnica é o mesmo que abrir uma oficina mecânica pra reparo de veículo e trabalhar só com marreta e talhadeira porque se tiver que comprar ferramenta adequada meu preço fica mais caro.

Ricardo R. Paneczko
Técnico em Eletrotécnica

DENISE
DENISE respondeu
30 dias

Ricardo , agradeço pela colocação , mais minha dúvida ainda é considerando o que de fato é legal, até mesmo para experiências futuras , obrigado .

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
30 dias

Boa noite! Percebe-se o grau de ignorância de falou tantas besteiras.

A única coisa que precisa fazer e acredito que tenha sido feito a uma boa fixação e ponto,do contrário com o tempo e a pressão constante do vento pode causar problema.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu
30 dias

Denise:
Antes de ter feito o ideal era ter passado por assembleia. Se querem e precisam destes cálculos e ART era necessário já ter solicitado a todas as empresas em que fez o orçamento.
Agora que foi feito não dá para solicitar. Então se quer opinião da próxima vez que precisar fazer algum serviço importante peça a opinião dos condôminos.
Lógico que fica mais caro mas terá respaldo de um profissional técnico. E uma área de 3M X 3M não é tão pequena assim. Se os condôminos do seu condomínio exigem isto então da próxima vez faça isto, com o custo maior envolvido é claro.

Fonte: Eu

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
30 dias

Denise, bom dia. Toda obra necessita de ART, se um vendaval arranca sua cobertura e joga contra uma casa, pessoa ou veículo alheio ao condomínio. O que vai proteger vocês?

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...