O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
aline

Pode guardar cadeira de praia e guarda-sol na garagem?

Por aline
30 dias

Olá, meu síndico está obrigando os moradores a retirarem as cadeiras e guarda-sol de praia da garagem. Entendo que a garagem é área privativa e caso esses objetivos não estejam prejudicando ninguém não há o porque retira-los na minha vaga. Guardo esses atrás do meu carro, pois não tenho espaço no apto. Sou obrigada a retirar??

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
30 dias

Alice - desculpa, mas você precisa é ler a convenção condominial e regulamento interno. Para uso da garagem tem que haver assembleia e votação e com quórum qualificado.

O sindico está fazendo a parte dele, ou seja, exigindo cumprimento das regulamentações. Penso que logo está aplicando multas.

Garagem foi feita para guardar carro e moto.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

aline
aline respondeu
30 dias

Olá José, não foi realizada nenhuma votação ref a isto. A convenção fala que garagem é área comum, porém entendo que é área privativa pois pago pela fração do terreno. O certo é existir uma assembleia que aborde esse assunto ou não?
Antes de qlqr decisão, não?

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
30 dias

O sindico está certo, pois garagem não é depósito; destina-se exclusivamente à guarda de veículos. Muito provavelmente, ele está apenas cumprindo a convenção e ou regulamento interno.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
30 dias

Bom dia! Você entende desta maneira,mas a lei não e define o uso de cada local,o síndico esta apenas organizando a casa conforme Convenção/ Cód Civil.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Osni - PROCOND
Osni - PROCOND respondeu
30 dias

Sra. Aline. Diferente de alguns colegas (e sou sindico em prédio de veraneio), não vejo nenhum problema em deixar esses objetos na vaga de garagem desde que não prejudique os demais e nem vire uma farra!. Como me parece ser um edifício de veraneio, eu não colocaria objeção de que essas tralhas ficassem apenas durante a permanência do proprietário no prédio. Voltou para sua residência fixa, guarda no apartamento. Bom senso, até mesmo porque, subir com cadeiras, guarda-sol, bicicleta a toda hora nos elevadores o prejuízo pode ser maior.

WWW.PROCOND.COM.BR
Administração Condominial e Engenharia.
contato@procond.com.br - (13) 4106-2488 – (13) 98119-9999

Paulo Miller
Paulo Miller respondeu
30 dias

A lei obriga ao condômino usar suas partes conforme a destinação e vaga de garagem é para estacionamento de veículos e não de entulhamento de objetos. O síndico está correto.

Fonte: eu

Adonis Cavalcante
Adonis Cavalcante respondeu
30 dias

Boa Tarde;

Sra. Aline, você está correta área privativa, mas nem por isso é festa do OBA OBA,

leia seu regulamento interno, peça copia da sua convenção condominial e guarda ela com carinho na cabeceira da cama, e toda vez que pensar em algo que seja em desacordo deles é possível, advertências e multas!!!

O Código Civil Art. 1339°não ampara o proprietários e pessoas que usufruem da garagem, para guardar o que quiser, por isso na lacuna da norma maior(código civil e lei do condomínio) se utiliza a convenção e RI.

Eu indico que neste caso especifico, o Código Civil a lei de Condomínio sendo omissos em indicar de forma explicita se é possível ou não guardar pertences, são indicadas o que chamamos no ordenamento jurídico de "LACUNA DAS LEIS"

Vejo que a Convenção em adendo ao RI, preenchem as lacunas com a finalidade de adequar o individuo(condôminos) as normas internas.

Vide leitura sobre o tema..."Lacunas da lei, Código Civil garagens, lei do condomínio". É importante.

Fonte: Código Civil em adendo princípios jurídicos

uAdonis Cavalcante.
Administração de Bens Imóveis São Paulo (Capital).
Gestor Condominial.
(011) 930050049.
adonis_cavalcante@hotmail.com
https://www.linkedin.com/in/adonis-cavalcante-bb264a197/

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...