O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Helio Jorge Vieira

REELEIÇÃO DE SÍNDICO

Por Helio Jorge Vieira
36 dias

Na assembleia para prestação de contas e eleição para síndico, após a aprovação das minhas contas, coloquei meu nome para reeleição. Apesar da nossa convenção NÃO PROIBIR A REELEIÇÃO a chapa concorrente alegou ilegalidade e solicitou adiamento de 15 dias para deliberar e se certificar da legalidade da minha reeleição. Pergunto: (1). Podemos convocar a segunda assembleia por AGE ou, terá que ser AGO com 15 dias de prazo?
(2). Nos termos da convocação devo apenas convidar para ELEIÇÃO DE SÍNDICO, SUBSÍNDICO E CONSELHO FISCAL ou devo especificar na convocação para que tragam os pareceres jurídicos ? Basta anexar cópia da nossa Convenção com a cláusula que não proíbe a reeleição e o artigo 1347 do Código Civil ?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
36 dias

Se a convenção não veta expressamente a reeleição, não há que falar em ilegalidade. Seria uma AGE para ratificação da ELEIÇÃO DE SÍNDICO, SUBSÍNDICO E CONSELHO FISCAL, ocorrida em (data). Na ocasião, você irá apresentar a Convenção com a cláusula que não proíbe a reeleição e mostrar o artigo 1347 do Código Civil.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
35 dias

Se a assembleia apenas foi adiada 15 dias não será uma nova assembleia e sim apenas mesma assembleia que volta a se reunir. Nem mesmo precisa de uma nova convocação. E a assembleia foi encerrada apenas nova AGO para eleição de síndico. Só isso mesmo.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
34 dias

Helio, bom dia. Melhor você não mais se candidatar, peço desculpas, mas você poderia ter apresentado seus argumentos ali na hora e ter mantido a eleição, como síndico você tem a obrigação de saber a convenção e regimento interno de cor e de trás para frente, assembleias são caras. Quem vai levar parecer jurídico? Quem dá parecer neste caso é advogado.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...