O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
kenia Camargo

COMISSÃO FISCAL E ANÁLISE DE BALANCETES

Por kenia Camargo
84 dias

Neste período de pandemia e que o mandato da sindica em exercício estaria vencendo foi prorrogado para até 30 de outubro de acordo com a lei atual, porém não estamos podendo fazer reuniões para verificar os balancetes.
Como membras do conselho fiscal podemos solicitar para vê-los em casa uma vez que o objetivo é não deixar de acompanhar o trabalho que está sendo feito no momento?
Como proceder com esta solicitação uma vez que a síndica não concorda em nos entregar o livro para análise em casa mesmo sob protocolo de responsabilidade?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
84 dias

Bom dia! Tem condomínio com 30 unidades com frequência de 40% ,onde é possível ficar a uma distância o dobro do recomendado ,tem ainda a opção virtual e mesmo assim as coisas não acontecem ,o brasileiro realmente nasceu para seguir regras ou esperar algo que lhe traga algum benefícios.

Só quando não tem como realizar assembleia que o compromisso será prorrogado ,pode ser que seja o caso de vocês.

Tudo pode ser analisado via email.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
84 dias

Kenia Você se intitula OUTROS porque? É inquilina?
Não existe prorrogação de mandado e já existe até Jurisprudência a respeito e se a conta corrente que o condomínio usa esteve no nome do condomínio o Banco barrará a movimentação pelo sindico com mandato vencido.

https://www.conjur.com.br/2020-mai-11/juiza-nega-prorrogacao-mandato-sindico-durante-epidemia

Então, porque a não realização das verificações das contas? Se for realizadas no condomínio, todos conselheiros juntos ou separados em uma parte comum, como a garagem ou outro local aberto e usando a devida máscaras poderá verificar as contas. Quando Síndico começam a dificultar as vistas as pastas, sinal que as contas podem não estar transparentes. Não há a necessidade de dificultar vistas as pastas, porque em condomínios onde o sindico realiza uma Administração transparente, coloca os documentos diariamente a disposição dos condôminos por digitalização dos mesmos em uma pasta que colocará a disposição dos condôminos, além das pastas físicas. Não acredito na transparecia dos gastos quando os síndicos dificulta acesso aos mesmos por qualquer condômino. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
84 dias

Se a sindica não confia no conselho para entregar a pasta a seus membros, fica dificil trabalhar. Imagine, ter de conferir pastas sob a vigilancia de alguém! Betim fica na região metropolitana de BHZ, e certamente existem por aí diversas administradoras modernas, que podem fornecer pastas digitalizadas em PDF, as quais podem ser enviadas até por email.

É uma saída para contornar a atitude insensata dessa sindica.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
83 dias

Vide lei da pandemia:

Art. 12. A assembleia condominial, inclusive para os fins dos arts. 1.349 e 1.350 do Código Civil, e a respectiva votação poderão ocorrer, em caráter emergencial, até 30 de outubro de 2020, por meios virtuais, caso em que a manifestação de vontade de cada condômino será equiparada, para todos os efeitos jurídicos, à sua assinatura presencial.

Parágrafo único. Não sendo possível a realização de assembleia condominial na forma prevista no caput, os mandatos de síndico vencidos a partir de 20 de março de 2020 ficam prorrogados até 30 de outubro de 2020.

Art. 13. É obrigatória, sob pena de destituição do síndico, a prestação de contas regular de seus atos de administração.

Notou as partes do "não sendo possível" e da obrigatoriedade da prestação de contas? O seu síndico é mais um que está se aproveitando da ignorância dos condôminos para agarrar-se ao cargo. Exija assembleia ainda que no "Tems" ou "Zoon".

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...