O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
maria da penha da silva

Como funciona a contratação de mediador p solucionar problema quem paga ao profissional

Por maria da penha da silva
29 dias

Sou sindica prq ngm do prédio quer o cargo, estou em quarentena e qndo tem musica alta pedem p que eu vá no apart barulhento pedir p diminuir o som e, penso que qq um q se sinta incomodado pode ir e, ngm vai pedir p abaixar o som. Assim, pensei em chamar um mediador p atuar nesse assunto, até prq o fato de eu ser sindica só traz beneficio p todos, memos p mim. Sou por falta de opção ou alguém interessado em assumir o cargo.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
29 dias

Maria Então diga a pessoa que bate em sua porta, bater na porta do causador do barulho e reclamar com ele, já que ninguém quer assumir a sindicância. Caso a convenção permitir, poderão contatar um Síndico Profissional ou mudem a convenção para que este cargo não recaia mais encima de condôminos e abre para qualquer pessoa estranha ao condomínio. Você não é obrigada a carregar esta cruz. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
29 dias

Boa tarde! O melhor remédio para isso é mexer no bolso, e quem pode ir bater na porta da síndica para reclamar ,pode ir também bater na porta de quem esta fazendo barulho.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
29 dias

Mediador não funciona desta forma. Se vc não tem paciencia nem vocação para o cargo, é melhor renunciar e o condominio contratar alguém de fora.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
29 dias

Maria aqui em Sampa você pode procurar um posto CEJUSC pré processual a custo marginal ou pode procurar os serviços de mediação em câmara privada. Imagino que no Rio de Janeiro não seja diferente. Se eu pegasse um serviço de mediação pré-processual e fosse bem sucedida na mediação eu levaria o acordo para homologação judicial e teria o efeito de sentença. Ocorre que na fase pré-processual o comparecimento das partes não é obrigatório.

E mesmo se você iniciar um processo o juiz vai determinar uma sessão de mediação onde as partes são obrigadas a comparecer mas não são obrigadas a aderir à mediação, levando a demanda para decisão judicial. Mas ressalto que câmaras de mediação e mediadores cadastrados e aprovados no NUPEMEC são profissionais gabaritados que mais conseguem acordos do que o contrário.

Me espanta as respostas de alguns colegas: síndico não precisa ser eletricista, não precisa ser expert em manutenção de elevadores, não precisa ser arquiteto e não precisa ser advogado para ser bem sucedido no cargo. Da mesma forma não precisa ser mediador. Pode sim contratar um mediador profissional estranho ao condomínio.

Quem paga? Negocie com as partes o pagamento; dependendo da situação pode até ser gratuito.

Te aconselho a procurar mediador no NUPEMEC DO TJRJ.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
29 dias

Marisa se bem entendi a pergunta, a Dona Maria quer um mediador para atender os condôminos e não condôminos batendo na porta dela para reclamar sobre barulho produzido por outro condômino. Este Mediador ia lá no apto do barulhento e tentava fazer que o mesmo abaixasse o volume do som. Mediador não existe neste caso, talvez o zelador, mas tratando-se de um condomínio, talvez, pequeno nem zelador deve existir, se não a sindica, contra a vontade dela, não estaria fazendo está pergunta, determinava está função ao zelador. O problema todo são os condôminos que não querem ser síndicos e joga tudo no colo dela e ela aceita. Mudem a convenção e contrate um estranho para ser o Síndico do seu condomínio ou um zelador para trabalhar durante o dia e outro para trabalhar a noite e eles atenderem e solucionarem as reclamações. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
29 dias

Geraldo ela fala de apartamento barulhento portanto eu entendi que é um condômino fazendo barulho. Se o problema é com todos ela começa a advertir e multar conforme normas internas sem se envolver em briga de ninguém porque mediação não está elencada nas competências do síndico exigidas no artigo 1348 da lei 10406/02 e sempre é uma péssima ideia o síndico bater na porta de quem quer que seja porque pode sair um condômino armado ou na nóia.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...