O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
ricardo oliveira

Posso acionar o condomínio pelo vazamento que 'não é de ninguém'?

Por ricardo oliveira
30 dias

Tenho uma infiltração no banheiro desde 2015 ao redor da coluna de esgoto vindo do apartamento de cima, que por sua vez também recebe infiltração do apartamento mais acima que por sua vez também recebe infiltração do de cima e eu não sei onde isso vai parar. O zelador diz que é preciso investigar e que um dia ele vai ver... O síndico manda um pedreiro dar uma olhada relâmpago e esse nunca mais retorna. Cheguei a 2020 com a infiltração virando vazamento, citei a possibilidade de recorrer à justiça e o síndico cessou toda comunicação depois disso. Devo eu acionar o condomínio para obriga-lo a investigar de onde é a origem do vazamento: do condomínio ou de moradores? Ou devo deixar tudo na política de bom relacionamento e amizade chegar até 2030? Como acionar o condomínio?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
30 dias

Ricardo o meu pavio é bem mais curto do que o seu: eu já teria acionado o condomínio há muito tempo.

Se o síndico soubesse onde tem o nariz e tivesse boa vontade ele chamaria todos os envolvidos, diria que o condomínio bancaria o custo de uma empresa de caça vazamentos para localizar o problema e, a se constatar que é problema de uma única pessoa essa pessoa ressarciria o valor do serviço.

Antes da justiça (provável que se consiga uma liminar) você não conseguiria formar uma frente unida com as unidades prejudicadas e apresentar ao síndico a possibilidade do caça vazamento?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
30 dias

Bom dia! Só alguém ir até o último prejudicado e fazer uma pequena abertura do gesso e assim até descobrir o local exato.

Sendo a coluna principal a resposabilidade é do condomínio .

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
30 dias

Sindicos com alguma experiencia costumam contar com profissionais de confiança (capazes, e não meros "pedreiros") que sabem verificar a origem de vazamentos. Cabe ao sindico encomendar uma investigação. Sendo ao redor da coluna de esgoto, já se tem um ponto de partida, especialmente se a agua infiltrada tiver odor. Bons tecnicos em hidraulica, bombeiros de verdade, vão fazendo os testes e descartando hipoteses por eliminação. Então, temos que o sindico e o zelador são preguiçosos, quando caberia a eles atuar para identificar um problema que pode até ser de responsabilidade do condominio.

Vc pode acionar o condominio gratuitamente no juizado especial civel, inclusive com pedido de tutela de urgencia. No caso, só assim mesmo, cutucando o sindico para ele se mexer.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Compliance Sindico Profissional

Recomendo que vc na condição de inquilino que acione o seu locador.

Compliance Sindico Profissional
carvavalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...