O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Wilian Jose

Obrigação de apresentar todas Atas e documentos

Por Wilian Jose
25 dias


*Outra dúvida, o condomínio e seus responsáveis devem dar acesso a todas ATAS do condomínio? Por exemplo das do conselho, muita coisa são decididas nelas e afetam o toto e não tem sido disponibilizadas todas atas do condomínio, digo porque so anexam no site a ata da assembléia da eleição depois disso nada mais, como acompanhar um trabalho de síndicos sem acesso as atas de reuniões conselho uma vez que falam que fazem atas pra discussão por exemplo a última de destituição de síndico.
*O valor de inadimplência do condomínio não deve constar no extrato financeiro mensal ( sem informar os nomes etc, mas sim os valores a fim de ciência, mesmo que depois de forma privada cada um tem o direito de saber quem está em inadimplência

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
25 dias

Prezado William, tudo que diz respeito a gestão do condomínio deve ficar a disposição para acesso de todos os condôminos, ressalvadas as informações pessoais e situação de intimidade dos moradores. No entanto, o acesso não significa que o sindico deve encaminhar toda a documentação para os moradores, mas sim que deve disponibilizá-los sempre que forem solicitados.

Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu
25 dias

William:
Só tem validade as decisões de assembleias devidamente convocadas. Em reuniões de conselhos nem é necessário ter ATA. E estas reuniões (veja bem nem assembleias são) não decidem nada em relação ao condomínio. Conselho não decide nada quanto a destituição de síndico, isto a assembléia de condôminos e só eles decidem. O conselho pode dar a sua explanação quanto aos motivos para isto, mas é só isto.
Quanto a inadimplência é conveniente realmente constar os apartamento inadimplentes e a quantia de cada um. Podem exigir isto.

Fonte: Eu

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
25 dias

Bom dia! Acho que o Sr está meio que perdendo tempo com isso,vá direto a Convenção.

Conselho não pode decidir nada de impacto de abrangência coletiva ,isso é prerrogativa da assembleia onde todos os condôminos são convocados .

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
25 dias

De rigor todos os documentos do condomínio devem ser disponibilizados ao condômino. E conselho NÃO DECIDE NADA. Você conhece a convenção do condomínio?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Wilian Jose
Wilian Jose respondeu
25 dias

Mas por exemplo,
Síndica geral falou que foi decidio em conselho e ata registrada as situações da destituição, so que não disponibilizam a ata, se tem atas do conselho com assuntos que levam a decisões devem então ser disponibilizadas ne? Se tiver sigilo que seja rabiscado as partes e publicar o restante, Como acompanhar condomínio só com uma ata de eleição e Apos so tem reuniões deles e conselho,

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...