O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Matheus

Ver balancetes de outros prédios do condominio

Por Matheus
74 dias

Sou morador de um condominio com 10 blocos. Gostaria de saber se posso olhar os balancetes de um outro bloco (diferente do que resido), pois quando eu vi o balancete do meu bloco descobri que o meu sindico fez uma compra conjunta com o outro síndico e não possuí nota fiscal desta compra. Descobri que o meu sindico fez mais de 20 compras nesses meses de 2020 sem nota fiscal e gostaria de ver se este outro bloco também está fazendo o mesmo. Eu como morador deste condominio posso ver balancetes de outros bloco?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (6)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
74 dias

Matheus você a conversou com o sindico do seu bloco? Ele tem que lhe dar explicações. É atípico um condomínio ser representado por blocos, então, juridicamente não sei como realizaram esta proeza. Verifique a convenção local e ela lhe dá este direito individualmente. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Matheus
Matheus respondeu
74 dias

Geraldo o Condominio possui um administrador geral das partes comum que é morador votado em assembleia e cada bloco possui um síndico. Então temos um administrador geral e 10 síndicos. Na convenção do condomínio não diz nada sobre eu como morador não poder ver balancetes de outros blocos. No meu caso, eu verifiquei erros nos balancetes do meu bloco, fiz um ofício e entreguei ao conselho fiscal do meu bloco para revisar e dar o parecer deles para a reunião. Portando eu gostaria de saber, já que não tem nada que me impeça na convenção de ver balancetes de outros blocos.

- A administração geral possui balancetes sobre as contas da parte comum, funcionários de limpeza, porteiros de autos, e cada bloco possui seus balancetes sobre as contas do prédio. Verifiquei no balancete do meu bloco essas irregularidades, fiz um ofício para o conselho fiscal do meu prédio e um ofício comunicando ao administrador geral o ocorrido. Eu queria saber se posso verificar as contas de outro bloco que não é meu ou se só o morador do edifício que pode verificar as contas. Ou o administrador geral pode pedir pra ver esses balancetes?

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
74 dias

Às vezes, vejo umas situações curiosas neste forum, invenções como "síndico geral", "sindicos por blocos", mas o fato é que um mesmo condomínio só pode ter um sindico. Se a convenção for a mesma e houver somente um CNPJ, deve haver só um síndico. Verifique a convenção de condominio.

Todos os condominos um mesmo condominio tem o direito de acessar toda a sua documentação.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
74 dias

Boa tarde! Deveria se preocupar antes em ler a Convenção para entender o clima organizacional administrativo do condomínio.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Vesta Administradora de Condomínios

Matheus,

Os blocos possuem o mesmo CNPJ?

Atenciosamente,
Vesta Administradora de Condomínios
www.administradoravesta.com.br
comercial@administradoravesta.com.br
(21) 2323-7336

Matheus
Matheus respondeu
74 dias

O condomínio foi construído na década de 1980 pelo exército e a convenção é a mesma desde a inauguração. Na convenção possui um conselho administrativo com 1 administrador geral das partes comuns mais 3 membros desse conselho (todos moradores e proprietários). 1 conselho consultivo fiscal desta administração geral com 3 moradores que tem que ser síndicos de um desses 10 blocos.
Cada bloco possui o seu síndico votado em assembleia que também tem que ser morador residente e um conselho consultivo fiscal de 3 moradores do prédio. Isso tudo está na convenção do condomínio.

O condomínio possui um CNPJ e ALGUNS blocos possuem o seu próprio CNPJ.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...