O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Alessandra Robles

Reclamação de barulho

Por Alessandra Robles
49 dias

Um morador reclamou formalmente do barulho de seu vizinho de cima. Entrei em contato com o morador, expliquei a situação da queixa.
O morador agora exige que o condomínio revele a identidade/unidade reclamante. Nosso RI diz que as reclamações não podem ser anônimas, mas não diz se o condomínio deve manter ou não o anonimato do reclamante. Como devo proceder??

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
49 dias

Alessandra - entendo que você poderá ter problemas com o reclamante. Diga a ele, que o documento é de exclusividade do condomínio e que ele poderá se manifestar na próxima assembleia a respeito do tema. Ligue para o morador que fez a reclamação e pergunta se pode informar o numero ou nome do apartamento. NADA POR ESCRITO.

Temos certos temas que são sensíveis e podem gerar muitos problemas sem necessidade. Você deveria ter feito uma comunicado geral reforçando o item do regulamento e pedindo a colaboração de todos.



José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
49 dias

O acusado pela infração tem o direito de saber qem é o autor da reclamação, até para poder se defender.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
49 dias

Boa tarde! Quem faz barulho não exige nada.
E quem não quer se expor também não reclama de nada.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

WESLEY DA SILVA LOURENCO
WESLEY DA SILVA LOURENCO respondeu
49 dias

Prezada Alessandra, quando você afirma que o morador reclamou formalmente do barulho você quer dizer que foi feito no livro de ocorrências? Em caso positivo, o morador advertido tem o direito de ter acesso aos termos da reclamação contida contida no livro. Andei procurando algumas decisões judiciais sobre a obrigatoriedade do síndico transmitir os dados do reclamante, mas não encontrei nada de concreto, salvo o acesso ao livro de ocorrências que é um direito de todos os condôminos. Também não encontrei nada sobre a possibilidade de "denuncia anônima" em condomínio, mas entendo que o morador que reclama deve sim se identificar.

Estou à disposição para eventual auxílio jurídico, ressaltando que a análise concreta de casos específicos se enquadra em serviço de consultoria jurídica, portanto, sujeita-se ao ajuste prévio de honorários.

Atenciosamente.



Wesley da Silva Lourenço
Advogado/MG
Especialista em Direito Imobiliário
Consultor e Assessor Jurídico
we_lourenco@yahoo.com.br
Instagran: @aprendendodireitoimobiliario

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...