Pergunta
o síndico pode mudar a empresa prestadora de segurança com oneração sem consultar os condôminos?
Por mario allesina junior
Perguntou há mais de 1 ano
O sindico cancelou o contrato da empresa atual prestadora de segurança, alegando serviços mal prestados, e contratou outra empresa por valor mais alto em conjunto com o conselho.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (7)
Ordenar:
Mario, vocês elegeram o síndico para tratar dos assuntos relacionados ao condomínio, na questão de pessoal ele tem a função de organizar e administrar o pessoal, ou seja, poderá sim contratar ou cancelar contrato com a empresa prestadora de serviço se ela não está atendedno ao que o condomínio espera.
Não se iluda, serviços muito baratos sempre trazem problemas, pois os funcionários estarão insatisfeitos; uma empresa séria que cumpra tudo o que manda a lei trabalhista não é barata.
Mario, o sindico tem a prerrogativa de contratar ou demitir funcionários, mas neste caso deveria ser levado para aprovação da assembleia, por tratar-se de sistema de segurança.
Francisco

Comentou há mais de 1 ano
Concordo com você. Tenho sugerido a criação de uma comissão de segurança. Esta comissão seria para melhorar as normas de segurança do condomínio, melhorias na portaria (pois não tem nenhuma segurança na estrutura) e, ela sim. escolheria outra empresa. Seria mais transparente e não ficaria na cabeça de uma só pessoa um assunto tão importante. Não é que quero economizar com a segurança, mas temos que saber o que queremos da nova empresa, e que os moradores tenham consciência do seu papel também na segurança.
Obrigado pela resposta.
Mario:
Pode pois é responsabilidade do síndico contratar ou destratar. Solicitem esclarecimentos do porquê da mudança. Se o valor for exorbitante ele terá que explicar.
Eu precisei trocar de administradora pois a que estava era barata mas não me atendia a contento. Coloquei uma um pouco mais cara mas mais eficiente, na primeira assembleia apresentei a nova administradora e também os motivos da mudança. Se tudo for feito com transparência não há o que temer. Agora se desconfiam do síndico é melhor tentar destituí-lo.

Comentou há mais de 1 ano
Mas para trocar de administradora tem que ser feito via conselho, pelo que consultei na lei. O que faltou foi transparência, pois este é um tema importante e o maior custo do condomínio. Para você ter uma ideia fazem três anos que a segurança é ruim, mas aqui em Joinville o pessoal ainda não tem a preocupação com segurança, como eu que vim de São Paulo. Eu que tenho levantado este problema.
Para destituir o síndico não é tão fácil assim pois muitos moradores gostam dele e são omissos, pois não enxergam os problemas que tem com a segurança, entre outras coisas. Mas vamos ver se na próxima eleição entramos com uma chapa de oposição.
Obrigado pela resposta.
Mario,
Cabe aosindico contratar e destratar. Não adianta pagar pouco e ter um serviço que não atenda às necessidades do condomínio, então tem que pagar mais alto mesmo.

Comentou há mais de 1 ano
Concordo que não adianta pagar pouco, mas acontece que não se pagava pouco. Também não significa que vai melhorar. Nossas regras de segurança são poucas e não atendem os dias de hoje. O problema é que vai ter aumento do valor do condomínio e não foi passado para os condôminos sobre a troca e aumento de valor. Foi tratado entre o síndico e o conselho fiscal. Na convenção e no Regimento Interno não consta que o conselho fiscal tenha este poder de decidir pela maioria junto com o síndico. Este é um tema que, eu penso, deveria ser votado em assembléia. Este assunto foi tratado meio que por debaixo dos panos, faltou clareza e transparência. Também tenho sugerido a formação de um conselho de segurança para cuidar do tema. Obrigado pela resposta.
Oi Gente
Contratos e DISTRATOS são tarefas rotineiras a cargo do síndico mas não podemos esquecer que ele trabalha dentro de uma previsão orçamentária que ele mesmo apresentou (ou deveria ter apresentado) para a AG. Se mesmo com esse aumento a coisa ainda está dentro do orçamento eu não vejo problema, se isso vai acarretar um reajuste da taxa condominial então ele precisa explicar isso na AG.
Axé
Anraços

Comentou há mais de 1 ano
O problema é que vai ter aumento do valor do condomínio e não foi passado para os condôminos sobre a troca e aumento de valor. Foi tratado entre o síndico e o conselho fiscal. Na convenção e no Regimento Interno não consta que o conselho fiscal tenha este poder de decidir pela maioria junto com o síndico. Este é um tema que, eu penso, deveria ser votado em assembléia. Este assunto foi tratado meio que por debaixo dos panos, faltou clareza e transparência. Também tenho sugerido a formação de um conselho de segurança para cuidar do tema. Obrigado pela resposta.
A troca de funcionários é decisão do síndico. Se houve problemas, muitas vezes nem é possível expor para os moradores pois existe tempo mínimo para convocar AG, pode existir condômino "afeiçoado", "cumpliciado" com a empresa antiga e que esteja prestando serviço ruim e, para o bem do condomínio, necessita-se cortar o mal pela raiz.
Eu não tive problema com a empresa mas com funcionárioque "protegia" morador, propiciando falhas de segurança que resultavam em efeito dominó para outros moradores "Se aquele pode, pq eu não posso?". O funcionário foi chamado atenção 2 vezes. Na 3a. vez, recolhe! Nem envolvi a empresa 3a.zada pois ela é muito alinhada com o bem do condomínio.
Se levasse esse caso para AG, certamente teriam moradores contrários - abririam mão de suas "pequenas benesses" ? Como síndica, decidi e ponto.
A síndica daqui depois de eu e a conselheira fiscal relatar algumas irregularidades tanto da empresa de segurança, quanto administradora / assessoria jurídica , começaram a abrir a mente e ver os serviços mal prestados . Mas precisou ser avisada , pois a olhos nus não observava . O erro está em ter aprovado a previsão orçamentária e logo em seguida querer trocar as empresas .
Fonte: No meu ver , perante q aconteceu aqui deveria sim consultar os condôminos
Assinatura: Por mais que seja de responsabilidade do síndico trocar de empresas sem prévia comunicação aos moradores . Fica um tanto suspeito sugerir a troca logo após a previsão orçamentária. E dizem que não tem como reduzir a taxa Condomínial mesmo com o menor valor das novas empresas . Pedi auditoria e nada .
Comentou há mais de 1 ano
O problema não é sobre economizar na segurança. É que faltou transparência na forma que foi feito. Foi decidido entre ele o conselho fiscal, que não tem o poder de decidir pela maioria. Penso que como envolve aumento do valor com a troca, o síndico deveria ter consultado os moradores. Venho sugerindo para ele a tempos a formação de uma comissão de segurança para cuidar deste assunto, pois nem temos regras que atendam a toas as questões de segurança. Inclusive acho que a comissão é que deveria estudar a troca de empresa. E não há garantia de que com a troca vai melhorar a segurança.
Obrigado pela resposta.
Comentário é útil
(0)Comentário não é útil
(0)