Pergunta
Sobre acessibilidade em condomínio
Por José basilio filho
Perguntou há mais de 1 ano
O síndico anterior administrou por 25 anos seguidos e nunca se importou com adaptações de acessibilidade neste condomínio na cidade do guaruja.
Agora o mesmo fez uma denúncia no ministério público com as seguintes exigências construção de 2 rampas com acessibilidade para a piscina e deck.
Gostaria de saber com a nova lei de acessibilidade se prédios com mais de 30 anos de construção Tem que fazer adaptação sem uma convocação de Assembléia geral para aprovação destas obras e também se não aprovarem as obras exigidas pelo antigo síndico.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (4)
Ordenar:
Olá, José, tudo bem? Toda obra útil (que facilitam ou aumentam o uso do bem) deve ser aprovada em assembleia destinada para esse fim, com quorum qualificado de 50% dos condôminos +1 para sua aprovação. Ou seja, se o seu condomínio tiver 50 unidades, 26 devem aprovar as obras.
Quanto à obrigatoriedade das obras, deixo aqui um link aqui do SíndicoNet para sua leitura. Existe sim a obrigatoriedade e no link abaixo estão as referidas leis.
www.sindiconet.com.br/informese/obras-de-acessibilidade-manutencao-obras-e-reformas
Espero ter ajudado!
Assinatura: Marcelo
Triângulo Administradora
predial@trianguloportalcontabil.com.br
E o ministério público se manifestou?
De qualquer forma, mesmo havendo ordem judicial, que não será do MP, haverá prazo de sobra para que a assembleia seja consultada as coisas sejam levadas com calma.
Assinatura: Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com
Boa tarde! Precisa observar lei municipal ,e isso construção é mais questão técnica ,ou seja sem espaço físico não tem solução .
Fonte: 12
Assinatura: paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093
Se o MP se manifestar haverá prazo para cumprir a obra e dá tempo de realizar assembleia. Existe, também, a possibilidade de realizar antes de qualquer manifestação do MP.
Assinatura: Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios | Jornalista especializado
https://www.instagram.com/luizleitaodacunha/