O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Substituição do porteiro por portaria eletrônica

Por Carlos Duarte Simões
Perguntou há mais de 1 ano

Gostaria de saber se há alguma lei que regulamenta a troca da portaria por portão eletrônico.
Exemplo: Pode ser aprovado por maioria simples de uma reunião ordinária ou deve ser aprovado pela metade mais um dos moradores totais?
Algum morador pode vetar a substituição alegando que comprou o imóvel por ter porteiro e segurança e a mudança afeta a principal diferença de um condomínio e uma casa de rua.
Obrigado

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Carlos,

Essa é uma mudança que os moradores devem participar e escolher; na verdade, trocar porteiro por portão eletrônico não é uma boa. Se com pessoas já é complicado imagine por porteiro eletrônico!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Carlos Duarte Simões
Carlos Duarte Simões

Comentou há mais de 1 ano

Sim. Concordo com você, daí minha pergunta se há meios legais de impedir isso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Carlos, nao existe lei para este caso, mas existe A assembleia que aprovando ou nao vira lei, dentro do condominio, quando devidamente convocada.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Carlos, essa mudança ainda é muito nova para termos julgado a favor dos contrários, desconheço casos dessa natureza e nas minhas pesquisas não consegui localizar, mas pode ser uma argumentação válida o fato do condômino ter comprado o apto por ter viso propaganda da construtora ou do ex-proprietário de que o condomíno tinha a portaria 24 horas e agora ser mudado esse item com quorum diferente de 100%.
Ainda mais pensando em SP, não que porteiro seja ou garanta segurança, longe disso, mas ter um porteiro dá uma sensação a mais de segurança ao morador, fora que todos sabemos o quanto os moradores são indisciplinados e no início concordam com tudo, mas com o tempo é portão aberto, entregadores subindo e sabe-se mais o que vão permitir.
Se os que são contrários se mobilizarem, creio que conseguem reverter a decisão da assembleia através de processo judicial.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
WALLACE ELIAS
WALLACE ELIAS

Respondeu há mais de 1 ano

Carlos

Existem sistema atuais de segurança onde não existe o Porteiro fisico no condomínio , mas há numa central fora do condomínio que monitora e controla a entrada de mordores , visitante e presatadores de serviço atraves de uma central longe do condomínio e funciona 24 horas . Apenas é preciso demostrar na Assembléia a diferença dentre estes 2 sistemas e qual será mais bem aproveitado para o condomínio . Aprovação pela maioria dos presentes apenas .

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Digitalvin
Digitalvin

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Carlos,

Sou diretor de uma empresa especializada em automação e projetos de segurança para Prédios e residências, e gostaria de te ajudar.

Hoje em dia, o custo de serviços de porteiros está muito caro para prédios que possuem poucos apartamentos, aumentando e muito a mensalidade do condomínio.

Com a tecnologia a nosso favor, podemos substituir 100% dos porteiros por um sistema automatizado para portarias com leitor biométrico, barreiras de proteção entre outros.

Afinal, a única função de um porteiro, é apertar um botão para que os condômino entre em sua residência.

Hoje, somente prédios de Classe A+ possuem seguranças armados na frente dos seus prédios (Pelo alto custo desse serviços) assim, tornando o sistema de automação muito mais eficaz que um segurança com pouco treinamento.

O grande problema de terceirizar os seguranças é que, se por acaso um segurança faltar, irá entrar em seu prédio outro segurança, sem conhecimento da rotina, um que não saiba plenamente quem é morador ou não. Confiando nos condôminos, ou lendo a lista de moradores que possuem.

A proposta de automação predial, tornando o seu prédio inteligente aumenta a segurança de seu prédio, valoriza os apartamentos, e ao invés de 1 porteiro tomar conta das câmeras, todos os condôminos podem ter a visualização das mesmas!

Claro, sem contar que a grade de trabalho de 4 porteiros custa em média R$11.000,00 (quase 50% da arrecadação de valores), com a automação em poucos meses o esse custo é eliminado, e após isso toda a arrecadação de valores do prédio será revertido em melhorias no prédio, e não para pagar folha de porteiros.

Podemos hoje oferecer:

AVALIAÇÃO DE RISCOS GRATUITA;

Automação de portões eletrônicos, com ou sem leitura biométrica;

Instalação de câmeras de monitoramento, para que todos os condôminos observem o que está acontecendo em seu prédio;

Instalação de Porteiros eletrônico com vídeo e voz, para quando algum visitante chegue em seu prédio, consiga observar se realmente é ele, e se está acompanhado com algum suspeito;

Automação de luzes no prédio, diminuindo custos de energia

Todos os ambientes poderão ser colocados leitura biométrica de tecnologia mais avançada do mercado;

Entre outros que na avaliação de risco poderá ser identificado.

Lembrando Rubens, o custo desses serviços dependendo os serviços, será pago em torno de 6 meses, após isso não terá mais custos mensais com segurança!

Temos um sistema também, que possibilita a locação da mercadoria divididos em até 60x!

Lembrando que a eficiência e precisão de qualquer sistema de segurança depende da boa conduta e utilização dos moradores. Procedendo corretamente, o sistema é 100% eficaz!


Pense nisso, qualquer dúvida estou a sua disposição.

Rafael Tetamanti
rafael@digitalvin.com.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Rodrigo albino da silva
Rodrigo albino da silva

Respondeu há mais de 1 ano

Na minha opinião, eu acho que temos que ter uma postura flexível quanto às idéias propostas. Como? Saber ouvir a proposta do do vizinho para não perdermos uma excelente idéia ou uma economia real. Pois o mundo vem evoluindo numa crescente enorme. Vivemos na era da automatização das coisas. Ex.: uma máquina substitui 10 homens ou mais com mais eficácia e sem custos com previdência e etc.
Essas empresas que monitoram à distância oferecem bastantes garantias quanto à segurança. Acho que você deveria ouvi-las pelo menos.
(Não trabalho pra nenhuma empresa de segurança, só um conselho mesmo)

Fonte: Pesquisas de mercado

Assinatura: Rodrigo Albino

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.