O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Lesado pela administradora de condomínios.

Por Luana Alessandra Venâncio
Perguntou há mais de 1 ano

Eramos assessorados por uma administradora de condomínios que até então era idônea. Em um determinado tempo, devido um processo que o condomínio estava sofrendo o advogado da administradora informou ao Sindico que era necessário transferir o valor de caixa para uma conta pessoal pois, a Justiça poderia bloquear o mesmo afim de pagar os custos do processo.
O Sindico autorizou a transferência para conta pessoal do advogado sem realizar Assembleia para votação dos condominos.
Como o advogado não devolveu o valor e, ainda nos deixou na mão - foi aberto processo judicial na tentativa de reaver os valores.
Que responsabilidades o sindico pode responder judicialmente?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Luana,

O sindico é responsável civil e criminalmente por todas as ações que resultarem em danos para o condominio.
Como é que pode uma pessoa transferir o dinheiro do condominio para a conta pessoal do advogado?????
Esse advogado, que espero voc~es tenham entrado na justiça contra ele e o denunciem à Ordem dos advogados, pois além de furlar a justiça orientadno-os para deixarem o dinheiro na mão de outra pessoa para que a justiça não bloqueasse os valores, aceitou que fosse depositado no seu nome e ainda fugiu com o dinheiro. Cassem a Carteira desse infeliz.

Quanto à sindica, ele deverá ser responsabilizada juridicamente.

Aprendam a não entregar o condominio para qualquer pessoa administrar. Hoje em dia é necessário muito mais que boa vontade para se administrar um condominio.
Boa sorte!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Luana, o síndico é totalmente responsável, até pq fez a transferência sem sequer consultar a assembleia, pq não transferiru para a própria conta bancária ao invés de transferir para a conta do advogado?!?! Espero que realmente tenha sido apenas ingenuidade do síndico.
Agora, é convocar a assembleia e decidir se vão responsabilizar o síndico em conjunto com o advogado ou somente o advogado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edylson Campos
Edylson Campos

Respondeu há mais de 1 ano

Sra. Luana Venâncio, boa noite.

Se ocorreu exatamente dessa forma este problema administrativo: destituam o síndico imediatamente.

O síndico é o único responsável perante a legislação específica, pois praticou um ato administrativo que gerou enorme prejuízo à todos. Logo terá que responder pelo seu ato nos termos da lei.

Pergunta: vocês já fizeram o correspondente boletim de ocorrência na delegacia local? Irão precisar deste documento futuramente.

Vocês devem destituir o síndico e eleger imediatamente outro. Aí sim o processo legal seguirá o seu rumo. Vocês devem iniciar um processo administrativo interno: juntar provas (documentos), cancelar o contrato com a administradora, etc.

Este caso é grave. A OAB/SP deve ser informada imediatamente.

Meu conselho pessoal: contratem um advogado especialista de confiança, e tomem as providências devidas junto ao judiciário - a primeira peça do processo é o BO na polícia.

Boa Sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Só rindo mesmo...

O advogado aconselhou vocês a "passaren un piau a justiça (como se isso adiantasse porque o juiz poderia penhorar a C/C de todos os condôminos). O que vocês esperam depois disso? Ética? Lealdade?

E quem garante que a história procede? O condomínio nem sabe o que ocorreu, como vão processar o advogado? Vão tentar ganhar uma ação de danos morais, caso a versão do síndico não se conprove?

Seguinte, vocês, condôminos, não tem nadica de nada a ver com esse advogado. A relação foi pessoal entre dois adultos (que talvez até estejam em conluio). O melhor a fazer é destituir esse síndico, eleger uma pessoa competente e ir para a justiça contra o agora ex-síndico. Ele que se vire. Não pode com mandinga não carrega patuá.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.