O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Como limitar responsabilidades de uma rede wi-fi, através de uma "política de uso" com acesso livre?

Por VANESSA LOPES PATELLI
Perguntou há mais de 1 ano

Criada uma rede wi-fi na área comum do condomínio, com acesso livre pelos condôminios através da senha do roteador, como seria possível limitar a responsabilidade do condomínio/síndico no que diz respeito à digamos assim "política de uso"?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Vanessa, minha vizinha. Vou te contar um acontecido. O prédio tinha uma rede de wi-fi livre. Uma pessoa usando essa rede criou um perfil falso e passou a difamar uma outra pessoa. Aberto o processo de calúnia e difamação a rede social foi obrigada pelo juiz a fornecer o IP onde foi criado o perfil. A companhia telefônica da mesma forma foi obrigada a informar o número da linha telefônica. Esta estava em nome do condomínio. Quem responde pelo condomínio? O Síndico!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
VANESSA LOPES PATELLI
VANESSA LOPES PATELLI

Comentou há mais de 1 ano

Agradecida pela sua corretíssima resposta. Justamente Sr. Osni é o que estou pretendendo evitar. Na qualidade de advogada do condomínio estou estudando uma forma de consignar no REGIMENTO INTERNO uma cláusula expressa no sentido de eximir o SÍNDICO de tal responsabilidade.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Vanessa,
Se o sinal é do condomínio usado pelos moradores, APENAS UM PROGRAMA QUE REGISTRASSE login/password de cada unidade ao entrar na rede, conseguiria responsabilizar o apto caso houvesse algum crime no IP do condomínio.

Caso o condomínio não possa caracterizar que apto esteja trafegando imagens de pedofilia (por ex.), a responsabilidade é do condomínio, do síndico. FATO.

Se não puderes instalar e gerir esse programa, melhor nem colocar wifi pelo condomínio.
Cada qual que tenha o seu contrato/solução particular.

Eu pensei em colocar esse serviço no "meu" condomínio, mas seria um gestão a mais, uma prestação de serviço a mais e com atendimento 24 - qdo o troço para às 3 h, ninguém quer esperar o próximo dia útil e horário comercial para ter a internet de volta. Eu teria que cadastrar 264 aptos, com suas senhas e, periodicamente recadastrar. "Minha conta não está entrando... Troquei minha senha e não funciona... Tentei entrar 20 vezes e travou...." Isso no interfone da síndica... Não! Eu me amo e cada um compre a sua banda larga. Condomínio não é provedor internet sem mexer no bolso com vontade.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Vanessa, mesmo com uma política de uso e mesmo com um programa desses usados em Lan House, vc acha que vcs vão conseguir livrar o condomínio e o síndico de responsabilidade?!?!
Caros colegas, vcs estão pensado em uso indevido COM login e senha, mas esquecem que os hackers invadem as máquinas, "escravizam" essas máquinas para seus ataques e dificilmente alguém consegue chegar até eles; aí, até provar que fucinho de porco não é tomada, o condomínio será responsabilizado e o síndico também.
Vanessa, quer um conselho de quem atuou nessa área por muito tempo e sabe bem o que está falando?!? DESISTA.
Cada qual que contrate sua internet, monte sua wi fi e seja responsável por ela, o condomínio já tem dor de cabeça demais pra se preocupar com isso, especialmetne se não tem um expert no assunto para auxiliar o sínidco.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
VANESSA LOPES PATELLI
VANESSA LOPES PATELLI

Comentou há mais de 1 ano

Louváveis todos os comentários. Ocorre que, não há falar em DESISTIR, o CONDOMÍNIO possui uma área comum destinada a este fim, um ESPAÇO JUVENIL conjugado com LAN HOUSE. Então o caminho será o pré-cadastro de todos os condôminos/usuários através de login/senha, com proibição de divulgação de seus dados de acesso a terceiros.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.