Pergunta
Qual risco para Cond que paga serviço vigilância, segurança e ronda motorizada a empresa clandestina
Por Fernando
Perguntou há mais de 1 ano
A associação de moradores contratou uma empresa para executar a vigilância, segurança e ronda motorizada em todo o loteamento, em prol de todos os condomínios ali existentes. Descobri que tal empresa não está regulamentada junto à PF e que nem poderia executar as rondas motorizadas, tendo em vista que os arruamentos do loteamento (que não é fechado) são vias públicas. Ou seja, atua de forma clandestina. Já registrei um BO e relatei o fato na PF, mas desejo ainda saber se o condomínio que mantiver vínculo com tal empresa, pagando-a, corre algum risco legal.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (3)
Ordenar:
Voces correm todos os riscos.Não é legalizada, voces não sabem a procedencia das pessoas que são contratadas.Se andam armados, voces não sabem a origem destas armas.
Quanto ao vinculo, caberá a co-responsabilidade dos atos que estão funcionarios cometerem.
Fernando, se a empresa é irregular, com certeza seus funcionários estão em situação irregular, ou seja, o risco de processo trabalhista é alto e só nesse primeiro ponto, o condomínio é também responsável (solidário) e muito provavelmente também arcará com as indenizações e multas que forem atribuidas às empresas irregulares.
Veja aqui algumas dicas sobre o assunto:
www.sindiconet.com.br/7062/Informese/Guia-sobre-Segurana/Cuidados-ao-contratar-vigilancia-armada
Fernando,
Essa informação é básica para um sindico. Empresa de segurança armada e motorizada só registrada na PF.
O risco? eles mesmos podem atuar em grupo num possível assalto ao condomínio e se forem do bem e a PF descobrir o condomínio poderá ser multado.;.

Comentou há mais de 1 ano
Prezados. Tudo isso que vocês comentam, eu já imaginava. O que eu quero de fato saber, é onde está escrito que o condomínio que contrata uma empresa clandestina é co-responsável, podendo ser multado ou coisa parecida. Se alguém souber onde está o amparo legal, tipo lei, norma ou coisa parecida, por favor me responda. Caso contrário, postar aqui um comentário óbvio, fica parecendo que é só para ganhar os pontos do ranking do sindiconet. De qualquer forma, obrigado a todos.
Comentou há mais de 1 ano
Para ficar claro, sou contra a permanência dessa empresa e já informei à Associação que o meu condomínio não vai mais participar.
Já ouvi dizer que quem estiver vinculado a essa empresa poderá ser co-responsável de seus atos, conforme você, Eduardo, mencionou; mas onde está escrito isso? Quero convencer os demais condomínios e a própria associação a buscarmos uma que esteja legal.
Comentário é útil
(0)Comentário não é útil
(0)