Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×
É correto o síndico escrever somente "ciente" nos questionamentos dos moradores em livro próprio?
E quando o questionamento é feito via e-mail? Há obrigação em responder?
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Azaury, o Síndico é obrigado a cumprir o RI (Regulamento Interno). Seria bom se ele desse ciência do que foi escrito no livro de ocorrências, inclusive dando seu parecer a respeito da queixa/sugestão. Caso algo seja passada por e-mail, também seria legal ele responder, porém como você esta dizendo que isso não acontece, imprima esse e-mail e cole-o no livro de ocorrências.
Eu fico indignado como um Síndico que age dessa maneira. Por que ele se candidatou??? Na próxima AGO, levante um questionamento: cortar o benefício que ele tem (se é que tem) - isenção da taxa condominial. Veja o que acontece. É bem provável que ele renuncie ou retire sua candidatura. Os condôminos teriam que acabar com esse benefício, se o Síndico não cumprir com o mínimo que se espera dele!!!
Boa sorte!
Fonte: www.assessoriaemcondominio.com.br
Azauri, cada síndico tem sua forma de atuar e responder os moradores, não estou aqui para julgar, mas estar ciente do que foi escrito já é uma resposta, embora talvez não seja a que o morador esperava.
OK?!
Pra mim, escrever "ciente" não é responder. É apenas informar que leu.
Ao se candidatar a síndico a pessoa sabe que vai ser questionada. Creio que se não aceita questionamentos ou não está nem aí para as dúvidas e críticas dos moradores, essa pessoa não está apta a assumir a função.
Obrigado pela resposta.
Vou sugerir que seja incluída no RI a obrigatoriedade de resposta a todos os questionamentos.
Qual foi o seu questionamento para o sindico.
De repente ele entendeu que um 'ciente' bastaria.
Voce pode por exemplo reclamar do vizinho de cima fazendo barulho, ele pode te responder ciente e ir falar com o seu vizinho sem precisar escrever que vai falar com o seu vizinho.
Questionei obra que estão realizando.
Estão cimentando uma jardineira (fechando) para "conter" vazamento ao invés de fazer nova impermeabilização.
Indaguei se foi feito teste de estanqueidade para comprovar o vazamento, etc.
Azaury, você fez um questionamento completamente coerente. Se a obra é na área comum, qualquer condômino pode questionar e dar sugestões. O síndico não pode simplesmente ignorar a sua indagação senão, ele pode demonstrar despreparo para estar no cargo ( o que é muito comum ).
Azaury, boa tarde.
É incrível o tamanho do despreparo de algumas pessoas que se dispõem à síndico como a outros cargos. Uma das funções do síndico é "ser informado de problemas e dúvidas" e "buscar soluções e dar respostas", então um ciente é muito bem vindo, desde que posteriormente venha uma resposta, ou como muitos dizem um "feedback". Se ele dispôs aos condôminos um endereço de e-mail para comunicação, ele deveria responde-los com a mesma disposição. O que ele poderia ter feito é determinado dias ou prazos de respostas para que ninguém ficasse esperando indeterminadamente sem a certeza da mesma.
Some os comentários dos colegas acima e busque a saída, mas lembre-se segure-se "nas tamancas" para ter sempre a razão.
Boa sorte.
Att.
Muito bom Azaury!! É isso ai! O Síndico tem por obrigação atender a todos, dentro do respeito e de educação. Diria mais, ele deveria estar a disposição de todos, numa determinada hora do dia, por exemplo (entre 19:00h e 20:00h), ou 3ªs e 5ªs (das 20:00h às 21:00h), para "bate papo". Tenho certeza que a sua gestão será mais "simpática"
Fonte: www.assessoriaemcondominios.com.br
O pior Azaury, é que talvez vocês percam um jardim e o vazamento continue.
Será que esse vazamento não é de um cano de água que está passando por lá? Será que não é o vazamento de um cano de recalque dos bambeiros que passa por lá??
Parabéns pelo seu questionamento. Questione sempre. Você, se proprietário, tem uma fração disso tudo!! É sua propriedade e investimento!
Fonte: www.assessoriaemcondominios.com.br
Clever, desculpe-me, mas estar à disposição diariamente mesmo que por uma hora, é um exagero, afinal sabemos muito bem que isenção de condomínio não paga as contas, aliás, alguns condôminos são contra até a isenção, mas querem dedicação exclusiva do síndico, menos não?!?! Aí qdo um mal intencionado ou alguém desqualificado aceita o cargo e faz bobagem, pronto, sai todo mundo reclamando do preju que terão.
Como disse, cada síndico administra a seu modo, síndico profissional então define algumas poucas horas na semana para estar no condomínio e com certeza não será à noite.
Sobre responder, depende da circunstância da pergunta, da pergunta em si, da relação do síndico com o condômino etc etc; os condôminos elegem um síndico e aí acham que ele é funcionário ou até mesmo escravo do condomínio, deve estar à disposição qdo e como eles querem e fazer tudo certo, a taxa deve ser a menor possível, as regras foram feitas para ter excessões e por aí vai.....
Vc deve se lembrar bem do curso falando sobre itens como esse, gestão simpática não existe, deve haver uma gestão profissional, canais de comunicação e respostas, se o síndico achou por bem responder com um simples ciente, deve ter tido seus motivos.
OK?!
Ângela, como você mesmo disse, cada um é cada um!!
Eu também sou da opinião que Síndico deve ser o mais profissional possível. Porém contrariando ao que você mencionou (?.... gestão simpática não existe, deve haver uma gestão profissional?) O profissionalismo não impede que ele também seja o mais simpático e cordial possível.
Se o Condomínio quiser que eu fique uma hora por dia todos os dias (úteis) de 2ª a 6ª das 19 às 20, e pagar por isso, eu ficarei. Se o condomínio achar que eu deva ficar 3ª e 5ª nesse mesmo horário, assim farei.
EU FALO COMO SÍNDICO PROFISSIONAL. Se um condomínio me contratar como Síndico exclusivo, ele pagará por isso e, eu estarei à disposição de todos, o dia inteiro. Depende do contrato, certo, ou não??
Se ele não é profissional, é um simples morador, eu acho que ele deve responder a todas as reclamações/sugestões que fizerem no livro. Cada povo tem o governante que merece. Se ele não der qualquer explicação a ninguém, é um direito que ele tem. Culpa tem quem votou nele(a)!
Ninguém vai mudar a minha opinião: um síndico (profissional ou não) tem a obrigação moral de dar satisfação a todos sim (dentro do bom senso, respeito e educação), simplesmente porque ele mexe com o dinheiro que não é dele.
Desculpe Ângela, essa é a minha opinião!
Fonte: www.assessoriaemcondominios.com.br
Boa noite, vivemos em um condomínio onde muitos só olham para seu próprio umbigo, reclamam de tudo, até mesmo do ar que o vizinho respira. Convenção, Regimento Interno e nem mesmo o Código Civil diz ser obrigatório responder questionamentos via e-mail, agora se for registrado em livro de ocorrência e reclamações ou carta protocolada ao síndico, ai sim tem a obrigação de responder "amparo nas normas condominiais ou até mesmo orientado por um advogado" pois todo cuidado é pouco. Quando você escreve e assina algo você acaba sem responsável pelo que escreveu e vice versa, podendo ser passivo de processo por injuria, difamação, calunia ou abuso de responsabilidade. Então antes de responder todo cuidado é pouco. Para prejudicar tem um milhão e para ajudar todos fogem da responsabilidade. Muitos nem querem saber de nada, muito menos ser síndico, sem falar no inadimplente que sempre espera por uma brecha para poder tirar provei contra o próprio condomínio.
jcncarlos
Concordo com o que muitos colegas responderam, se não quisesse ter dor de cabeça não se candidatasse a síndico...tem responder deforma clara, respeitosa e profissional "nada de ciente, isso não é resposta".
Fonte: Boa sorte
jcncarlos