Pergunta

Para instalação de grade de segurança em prédio tombado é necessário licença?

Por Solange Balbi
8 anos

O prédio integra a APAC Bairro Peixoto e pertence ao grupo I "qualquer obra de modificação ou acréscimo deverá ser previamente aprovada pelo Departamento Geral de Patrimônio Cultural. Ficam proibidas as demolições e obras que venham a descaracterizar fachadas, coberturas e quaisquer outros elementos decorativos relevantes."
Instalação de grade de segurança na entrada do prédio está neste caso?

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (9)

Sim, qualquer alteração externa é considerada alteração de fachada.Mesmo sendo para segurança, voce vai ter que solicitar avaliação ao Pratrimonio Cultural.


Leve esse caso ao responsável (Departamento). Colocação de grades descaracteriza, mas se há risco de segurança solicite uma avaliação.


Solange, prédio tombado é um problemão, se fosse um prédio comum, as grades não seriam consideradas alteração, bastaria seguir o padrão de cores da esquadria, MMAASS no caso de prédio tombado TUDO deve ser feito com autorização do órgão responsável.
O melhor é consultar por escrito o Departamento de Patrimônio.
OK?!



Angela,

O problema não é ter de consultar ou pedir autorização o complicado é a burocraria a ser encarada.....
Obrigada
Abraços


Meu professor de Direito Leonardo Matioda (in memorian) sempre nos disse...

"Antes que seja tombado, tombe o maldito" hehe

Realmente essas construções que são tombadas pelo patrimônio histórico são complexas, até para pregar uma desgraça de quadro precisa de autorização.

Desta forma para isso vocês precisarão sim dessa licença.


Att


Ok. Vocês me convenceram. hahahahah.
Passei toda a tarde tentando agendar junto ao "Patrimônio Cultural Rio", uma reunião com arquiteta responsável pela minha região. O telefone toca, toca, toca e então chega alguém, tira do gancho e bate com o telefone na miha cara, sem dizer "alô". Começou minha penitência.....
Abraços a todos e obrigada pelas respostas.
Solange


Não é necessário chegar a tal nível de preocupação, Solange.
Com certeza vocês não serão impedidos de instalar a grade que desejam.
O que o DGPC faz, é analisar se a proposta (modelo) de gradil, ou qualquer outro elemento que seja, é adequado.
Mas barrar a instalação, não. Qualquer reparo, modificação, acréscimo, melhoria, pode ser feito, basta que seja adequado.
Trabalho com isso todo dia. Abraços.


Prezado César,
Não estou preocupada com a licença. Já moro em prédio tombado há mais de 20 anos e ADORO o meu cantinho no Bairro Peixoto. Compartilho completamente a importância de preservar, mas sempre que tenho de resolver alguma coisa junto a Prefeitura, tenho um arrepio, pois sei que vai ser muuuita confusão. Os órgãos não se entendem. Um diz uma coisa e outro diz outra. Uma solicitação passa por inúmeras instâncias de poder e vc fica como bola de pinball, tendo que acampar na Cidade Nova. O fim é nobre, mas os meios, medievais. Relatei o que foi meu dia de hoje tentando falar com o setor responsável pelo agendamento de reunião com arquiteto. Me sinto absolutamente desrespeitada. UFA!