Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉
Saiba mais ×Estamos executando moderinazação do elevadores. Devidamente votado em assembléa com a participação da tia que é proprietária. A área útil interna dos elevadores foi diminuído em 4cm. O cadeirante informa que a cadeira por ter tamanho especial não cabe. No contrato com a prestadora de serviço não consta nenhuma ressalva destas informações.
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Ordenar:
Sugestão: O prédio pode adquirir uma cadeira de rodas no tamanho padrão e esta pessoa quando for descer de elevador utiliza a cadeira do prédio. O acompanhante traz a cadeira dele desarmada e arma a cadeira quando de sair do elevador.
Depois do elevador modernizado fica difícil modificar.
Agora o que vocês tem de verificar é se cabem normalmente as cadeiras de rodas padrão no elevador.
Esperio ter ajudado um pouco.
Mary,
Já existe obrigatoriedade dos condomínios se adpaterm às necessidades dos cadeirantes, idosos e pessoas com necessidades especiais, então foi mal vocês fazerem a reforma diminuindo o espaço.
Nas novas construções já é exigido da incorporadora que tenha todos os acessos para portadores de necessidades especiais.
As definições técnicas e os requesitos estão presentes na NBR-9050, que foi largamente ampliada na sua revisão em 2004. (norma Regulamentadora)
Boa tarde Prezada Mary,
Conforme já informado pela Senhora Telma, em resposata abaixo, o condomínio deverá se adaptar as normas, conforme determinado pelo NBR 9050 respeitando os tamanhos padrões para movimentação da cadeira da rodas.
Os novos condomínios já são obrigados a serem entregues conforme a lei, e os antigos, no momento oportuno, ou seja, reformas, modernizações, deverão se adaptar a norma.
Caso este cadeirante ingresse com ação contra o condomínio, ou faça uma denúncia no contru, vocês deverão se adaptar caso contrário sofreão multas diárias.
Em outra resposta, notamos a proposta de uma sugestão. A ideia é boa, porém, para funcionar caberia um acordo de cavalheiros entre o condomínio e o morador da unidade, pois se algum momento ele e ou, outra pessoa fazer a denúncia ao contru, o condomínio terá que se adptar e da nada valerá a compra da cadeira.
Abraços - Kleber - SP
Kleber,
Qdo contratamos o serviço não nos foi alertado quanto à adaptação aos deficientes e também não nos foi informado da diminuição da área útil interna. Se no antigo já não caberia de forma confortável, ainda assim é preciso se adaptar ou se manternos na modernização a área exatamente igual estaria correto?
Se for possivel a adaptação, façam-na.
Luiz Leitão da Cunha
Síndico profissional.Atuação: Jardins, Av. Paulista, Itaim Bibi e Pinheiros.Idiomas: inglês e espanhol.
lmleitao@outlook.com
Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:
Assinatura efetuada com sucesso!