O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

Fábio Borges

Final de mandato ninguém quer ser síndico

Por Fábio Borges
4 anos atrás

Gostaria de saber como proceder:

Sou síndico de um condomínio e pela convenção, o mandato é de um ano, prorrogável por mais um ano. Estou há dois anos no cargo e meu segundo mandato acabou em maio de 2013. Ná época, convoquei uma AGE, fiz a prestação de contas e eleição de síndico, porém NENHUM dos proprietários quis ser síndico do condomínio.
Tentei mais 4 convocações da AGE, sempre com 2 ou 3 proprietários somente, em 13 apartamentos, e nenhum deles quer assumir.
Não tenho mais condições físicas e psicológicas de continuar e não sei o que fazer. Não há ninguém para assumir e eu não consigo sair.
Propus contratar uma administradora profissional, porém não foi aprovado pois iria encarecer os custos do condomínio.
Alguém pode me ajudar? O que posso fazer?

Grato

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Alexandre Marques
Alexandre Marques respondeu
4 anos atrás

Olá Fábio. Bom, primeiro você pode ver isso como um bom sinal, né? Sinônimo de que estão aprovando reiteradas vezes suas gestão...já pensou em tirar umas férias e continuar no cargo?
Agora, se sua ideia for mesmo renunciar, sugira que o Conselho Consultivo fique à frente do condomínio atuando como um colegiado por pelo menos seis meses, quando então, poderão tentar uma nova eleição, costuma dar resultado nesses casos. A sua sugestão de contratar um Sindico profissional é boa e existem bons profissionais aí no Rio, por honorários justos, mas, se os moradores não concordam há realmente de se pensar em outra saída. Existe uma solução extrema que é pedir a intervenção estatal, porém é burocrático e demorado determina o Artigo 1350 do Código Civil:
Art. 1.350. omissis

§ 1o omissis

§ 2o Se a assembléia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino.

Judicialmente um morador pode pedir em juízo que o Juiz determine a nomeação de um Síndico, terceira pessoa, estranha ao condomínio, mas, é, como disse burocrático, demorado e, certamente não é a melhor solução. Abraços e boa sorte!

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu
4 anos atrás

Fábio,

Voce não é obrigado a ser sindico a vida inteira, ainda tem o livre arbítrio. Entregue o cargo e alguém que se mexa. O que não pode é o condomínio ficar sem síndico, mas se não querem pagar mais, alguém, tem que se candidatar.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu
4 anos atrás

Prezado Alexandre,

Pode o condômino ser administrado por um colegiado? acho que não, é melhor partir para a opção estatal, pois tem que seguir a convenção e nela, com certeza, diz que deve ser eleito um síndico pelo prazo de um ano.

Fábio Borges
Fábio Borges respondeu
4 anos atrás

Obrigado pelas respostas amigos!

Mas o problema é que ninguém quer assumir mesmo. Eu tinha um subsíndico, que vendeu o apartamento e saiu. Ninguém quis ser subsíndico.
Aqui no norte fluminense, a maioria dos apartamentos são para aluguel, temos poucos proprietarios residindo, Aqui no prédio, dos 13 apartamentos, 4 residem somente. Então ninguem quer!
Acho que vou ter que apelar para intervenção judicial mesmo. O problema é como fazer isso, pois não tenho posses para pagar um advogado e não sei como fazer sozinho (nem sei se posso).
Alexandre, com certeza, pois deixo o condomínio sem problemas financeiros. Entretanto, é penoso ser síndico, ainda mais em um prédio com quase todos os apartamentos alugados, onde os proprietários não participam na administração.
Não temos conselho consultivo, sou eu e eu. Então, acho que só me resta a intervenção estatal mesmo.

Obrigado!

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
4 anos atrás

Fábio a sua convenção exige que o síndico seja condômino?

Porque se existe a opção convencional de contratar um profissional já entre na próxima assembleia com um candidato profissional a tiracolo.

Esqueça o colegiado, a lei diz SÍNDICO.

Abraços

Anônimo
Anônimo respondeu
4 anos atrás

Fabio,

A convenção e o artigo 1.347 do CC, terão que ser cumpridos.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

84.179 Compradores
264.140 Cotações
2.595 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...