Pergunta
Sou síndica há 3 anos e não serei candidata a reeleição.
Por Edificio Podium
Perguntou há mais de 1 ano
Preciso de orientações caso não consigamos eleger novo síndico e não houver concordancia em contratar administrador.
Não quero continuar como síndica , meu limite está chegando, erá qe é precso recorrer a justiça?
Obrigada!
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (3)
Ordenar:

Respondeu há mais de 1 ano
Prezada Síndica, bom dia.
Como a Sra. não tem mais interesse em continuar na função, e pelo visto está as vésperas da Assembleia Ordinária, a qual deverá eleger seu substituto, o que pode ocorrer é que na inexistência de candidatos(as) ao cargo de Síndico(a), o Subsíndico assumi a função e a responsabilidade por 30(trinta) dias, prazo este que deverá ser convocada uma nova assembleia para deliberar sobre o assunto.
O condomínio não pode ficar sem síndico(a), que é seu representante legal, o que poderia ser feito é que um dos membros do Conselho concorde em se candidatar caso nenhum condômino presente não se manifeste, do contrário seria necessária a contratação de um Síndico Profissional, ou ainda a eleição da própria Administradora como Síndica (Pessoa Jurídica), o que não é muito recomendado.
Olá!
No Art. 1.347 do Código Civil diz que a assembleia escolherá um síndico para administrar o condomínio, portanto, é obrigatório ter síndico. Todavia, a assembleia poderá investir em outra pessoa, no lugar do síndico, em poderes de representação.
Realize a assembleia como fala o Art. 1.350 do código civil "Convocará o síndico, anualmente, reunião de assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger lhe o substituto e alterar o regimento interno".
Fique tranquila, coloque o dia e o horário da assembleia, exponha que você não quer mais, e os PRESENTES DECIDIRAM a escolha de outro, agora uma coisa é certa se você é boa na Administração, não vão querer votar em outro. Hoje quase ninguém quer ser síndico, ninguém quem encarar este barco.
Boa Sorte ...

Comentou há mais de 1 ano
Caro Marcos, obrigada por sua atenção. Ganhei 3 eleições por unanimidade, porém não desejo mais ser
síndica. Já dei minha colaboração e minha vida profissional está sendo sacrificada. Fora que não desejo virar inimiga dos meus vizinhos que é o que está acontecendo, porque sou a chata que diz o que não deve ou o que deve ser feito.
Como eles já se mostraram sem interesse em assumir e tb não querem a contratacão de um síndico profissional, preciso saber o que fazer.
Vou avisá-los com antecedência que não posso continuar, mas tenho que saber como agir.
Um abraço,
nao so convoque nova assembleia,pauta renuncia do síndico -prestação de contas da administração finda- eleição do novo síndico ,so isso

Comentou há mais de 1 ano
Angel,
não pretendo renunciar e sim não ser reeleita, mas quero fazer tudo certo.
Comentou há mais de 1 ano
Nós não temos sub síndico e absolutamente ninguém deseja se candidatar , nem conselheiros e não concordam com contratação síndico profissonal. E agora?
Comentário é útil
(0)Comentário não é útil
(0)