O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Alex

Que documentação da unidade e do condomínio a construtora deve entregar ao proprietário da unidade?

Por Alex
9 anos

Adquiri através de um financiamento da CAIXA, uma casa em um condomínio que hoje tem 2 anos. Assim que comprei notei alguns problemas de infiltração, pisos soltos, cisterna vazando e com capacidade inferior ao que consta na escritura, falta das plantas (hidráulica, elétrica e baixa) entre outros problemas. Entrei em contato com a Construtora relatando os problemas e a mesma não resolveu nada até hoje. Assim que me tornei síndico solicitei o conserto da parte comum do condomínio, pois o mesmo apresenta problemas semelhantes aos relatados sobre as casas. Além de tudo a construtora não me entregou as plantas do condomínio e nem os laudos sobre a construção (laudo dos bombeiros, laudo do terreno, etc.). Queria saber se a caixa tem que ter essa documentação para financiar o imóvel e se tem como conseguir eles através da justiça? Hoje necessido fazer consertos emergenciais e não sei onde passam as tubulações, etc?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (4)

Ordenar:

Ronald Oliveira
Ronald Oliveira respondeu
9 anos

Boa Tarde!!!

Alex, geralmente toda a documentação é entregue ao primeiro Síndico, isso ocorre no período de transição entre construtora e a 1ª AGO. Sem dúvida alguma, a construtora ter por obrigação de entregar toda a documentação do condomínio. Como planta, contratos de manutenção, e CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO. Caso isso não aconteça tente primeiramente uma conversa amigável com a construtora caso nao consiga a documentação ACIONE JUDICIALMENTE. com certeza a mesma será obrigada a entregar.

Ronald Oliveira

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha respondeu
9 anos

Quando se entrega as chaves, faz-se a vistoria do imóvel, a construtora junto com o cliente, certificando-se de que tudo estará de acordo com suas expectativas, com o memorial descritivo de acabamento e Manual do proprietário anexo ao Contrato de Compra e Venda.

A construtora tb entrega o Manual do Proprietário e do Síndico, com as informações sobre: garantias, responsabilidades do proprietário e da construtora, fornecedores, proteção e segurança e informações técnicas de conservação e limpeza. A minuta de convenção, habite-se, todas plantas (hoje em dia o formato papel e o formato digitalizado)

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Carvalho Lopes Administração de Condomínios

Prezado Sr. Alex,

Todas as plantas comuns devem ser entregues no momento da implantação do condomínio, pela construtora, ao Síndico da época, que por sua vez deve armazená-los com segurança. Também fazem parte das gama de documentos o AVCB do corpo de bombeiros e demais laudos que se fazem necessário (pára-raio, caixa d´água, etc,)

Para q unidade, o memorial descritivo do imóvel e o manual do proprietário, que acompanham as plantas do empreendimento. A Caixa pode até ter este documento por conta de fiscalizações ou entregas de etapas para repasse de dinheiro, mas não são obrigados a lhe fornecer, pois o Sr. adquiriu o imóvel da construtora.

Caso a construtra não envie estes documentos, tanto do condomínio quanto de sua unidade, procure o cartório onde a documentação do condomínio foi registrada e tente realizar busca de plantas e demais documentos. Em último caso acione a construtora solicitando estes documentos.

Atenciosamente,

Francisco Carlos Junior

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco respondeu
9 anos

Alex vocês já perderam 02 anos. Parece que essa construtora é meia boca, ou igual à do Naia. Se nada está regularizado, podem haver outros débitos como inss, fgts dos funcionários. Se sua Administradora é da Construtora, destitua como Síndico ela é de sua confiança e Contrate outra melhor, ou Um bom Advogado que lhe orientará melhor .
Boa sorte, você vai precisar, problemas de vício de construção, prova-se com perito judicial. E há prazo para se entrar, quanto mmais tempo passar, a situação se deteriorará.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...